Terça-feira 21 de Maio de 2024

A equipa portuguesa aos Jogos Mundiais de Praia toma forma

ANOC Bali 2023

ANOC Bali 2023

Quando se assinalam 50 dias para o início da competição, Portugal já tem garantida a presença de 29 atletas de cinco modalidades, mas a equipa ainda pode crescer.

A 2ª edição dos Jogos Mundiais de Praia ANOC Bali 2023 arranca a 5 de agosto que vai juntar cerca de 1.500 atletas em Bali (Indonésia).

A primeira modalidade a garantir presença portuguesa em Bali foi o Remo, que terá Beatriz Varela na competição de CW1x. O Futebol de praia, fruto do apuramento direto no torneio de qualificação masculino, também fará a sua primeira presença na competição.

O Surf apresentará portugueses tanto na prova de longboard como de shortboard, depois da alocação nos respetivos Campeonatos do Mundo que decorreram nas últimas semanas em El Salvador.

Em longboard Portugal terá um representante masculino e em shortboard um masculino e dois femininos – vagas que são para o país, estando ainda por conhecer os surfistas que as irão ocupar.

No Campeonato da Europa que decorreu na Nazaré, a seleção de Andebol de praia feminina também carimbou presença na Indonésia, após o 4º lugar conquistado.

A última modalidade a garantir a qualificação foi o Karaté, com Ana Cruz a conseguir um lugar pelo ranking mundial.

Até ao final do mês de junho, devem ficar conhecidas todas as qualificações, sendo que pelo menos mais duas modalidades, Lutas de Praia e Ténis de Praia, estão bem posicionadas para fazer crescer a delegação portuguesa.

O resumo das qualificações da Equipa Portugal para os Jogos Mundiais de Praia ANOC

Bali 2023 são:

Andebol de praia – equipa – 10F – a definir

Futebol de praia – equipa – 12M – a definir

Karaté – kata – 1F – Ana Cruz

Remo – CW1x – 1 F – Beatriz Varela

Surf – Longboard – 1M – a definir

Surf – Shortboard – 1M + 2 F – a definir

Os Jogos Mundiais de Praia ANOC são uma competição multidesportiva mundial criada pela ANOC (Associação dos Comités Olímpicos Nacionais) e que teve a primeira edição em 2019 em Doha, Qatar.

Pretendem ser um evento jovem e inclusivo, que combina a informalidade e a vibração da praia com o desporto de elite para criar momentos altamente atrativos. Criado especificamente para juntar numa só competição vários desportos de água e de areia, pretende oferecer uma oportunidade única de ligar uma nova geração de atletas e de adeptos. Também a sustentabilidade e o impacto ambiental são preocupações da organização.

A 2ª edição da competição decorre de 5 a 12 de agosto em Bali (Indonésia), juntará cerca de 1. 500 atletas para a competição em 13 disciplinas e a atribuição de 125 medalhas.

Portugal volta a marcar presença, depois de ter participado na edição inaugural em Doha, há quatro anos, com 14 atletas em cinco modalidades (Aquatlo, Karaté Kata, Lutas de Praia, Natação de Águas Abertas e Ténis de Praia).

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.