Sexta-feira 17 de Maio de 2024

Sporting-Benfica a abrir a nova época 2023/24 do Andebol português

Andebol-SorteiosTrofeu-17-07-2023

FAndebolPortugal

Por curiosidade, por sortilégio, ou por outra coisa qualquer, o sorteio para o nacional de Andebol 1 (masculino) para a época de 2023/2024 ditou que o Sporting receba o Benfica na ronda inaugural, em jogo marcado para 2 de Setembro próximo no Pavilhão João Rocha.

Ato que foi realizado no Auditório do Comité Olímpico de Portugal.

À semelhança da competição feminina, também a masculina sofreu alterações no número de equipas e no modelo competitivo. Na temporada que se aproxima, o Campeonato Placard Andebol 1 será disputado em duas fases por um total de 12 equipas. A primeira fase será discutida num sistema de todos contra todos a duas voltas e tem o seu término a 23 de março. Para a segunda fase, com arranque previsto a 13 de abril, as 12 equipas serão repartidas em três grupos e transitam com 50% dos pontos conquistados na primeira fase. O Grupo A, constituído pelos quatro primeiros classificados da primeira fase, irá definir os lugares europeus e o título de Campeão Nacional. O Grupo B, 5º a 8º classificado, vai definir a última vaga europeia.

O Grupo C, constituído pelos 9º a 12º classificados da primeira fase, vai definir quem serão as equipas – último e penúltimo posto – a serem despromovidas para a Divisão de Honra 2024/2025.

Na época transata (2022/2023) ADA Maia Universidade da Maia, Académico de Viseu FC e GC Santo Tirso Retrotarget despediram-se do principal escalão de andebol português e, em sentido inverso, o Vitória SC conquistou um lugar no Campeonato Placard Andebol 1 depois de se sagrar Campeão Nacional da II Divisão.

Na primeira jornada, o Vitória FC recebe o Águas Santas Milaneza, o FC Gaia tem encontro marcado com o recém-promovido Vitória SC, Póvoa AC e Artística de Avanca Bioria vão medir forças na Póvoa de Varzim, o Marítimo Madeira Andebol SAD recebe o ABC Braga, o FC Porto terá uma deslocação ao reduto do CF Os Belenenses e, por fim, haverá clássico na ronda inaugural, com o Sporting a receber o Benfica.

Andebol-Sorteios-17-07-2023

FAndebolPortugal

Na competição feminina também sofreu uma redução no número de equipas, em comparação à época transata, de 12 para 10. Na temporada 2022/2023 MaiaStars, CS Madeira e Alavarium Love Tiles disseram adeus ao principal escalão português enquanto CJ Almeida Garrett – Campeão Nacional da II Divisão – e Juve Lis conquistaram um lugar no topo do andebol nacional para a época 2023/2024.

A competição também terá o início a 2 de Setembro, apresenta um novo modelo competitivo com duas fases. A primeira fase será disputada num sistema de todos contra todos a duas voltas e, na segunda fase, que se iniciará a 20 de abril, as equipas serão divididas em dois grupos, para os quais transportam 50% dos pontos conquistados na primeira parte da época.

O Grupo A será constituído pelos primeiros seis classificados da primeira fase que irão lutar pelo título de Campeão Nacional e pelas vagas europeias, enquanto o Grupo B irá lutar pela manutenção no principal escalão português, ao evitar os últimos dois postos da tabela classificativa.

Também a segunda fase será disputada num formato de todos contra todos.

O sorteio ditou que no dia 2 de setembro a ADA São Pedro do Sul vai receber a formação recém-promovida ao Campeonato 1ª Divisão Feminina – Juve Lis. O Colégio de Gaia tem encontro marcado com o ABC Minho, o ARC Alpendorada tem encontro vai defrontar o SIR 1º de Maio ADA CJB, o CDE Gil Eanes recebe o CJ Almeida Garrett e, por último, Madeira SAD e SL Benfica vão medir forças na jornada inaugural.

O sorteio do Campeonato 1ª Divisão Feminina contou com a presença de Luís Pacheco, Diretor do Departamento Desportivo da Federação de Andebol de Portugal, de Miguel Fernandes, Diretor Executivo da Federação de Andebol de Portugal, de Hélder Gomes, Presidente da Assembleia Geral do CJ Almeida Garrett e de Sérgio Campos, Diretor Desportivo da Juve Lis.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.