Terça-feira 23 de Maio de 2823

Miguel Vieira sagrou-se campeão europeu paralímpico de judo em Roterdão

CPP-EuropeusParalimpicos-MVieira-08-08-2023

DR / CPP

Miguel Vieira conquistou, na manhã desta terça-feira, a medalha de ouro na categoria -60kg J1 de judo no primeiro dia dos Campeonatos Paralímpicos Europeus que decorrem em Roterdão, nos Países Baixos.

O judoca português venceu os adversários Ismayil Muradov (Azerbeijão), Armindo Araújo (França) e Mykola Rudnyk (Ucrânia) por ippon e assegurou o título de Campeão da Europa, tendo salientado que “é a minha primeira medalha de ouro em campeonatos europeus, é uma grande alegria para mim. Alterei o meu judo porque muitos dos atletas conhecem as minhas técnicas, com muita cautela fiz a gestão e combate a combate fui conseguindo vencê-los. Estou muito feliz com esta conquista”.

Neste mesmo dia, Djibrilo Iafa conquistou o bronze em -73kg J2, tendo o judoca português começado por ser derrotado pelo alemão L. Sass. Na fase de repescagem venceu o georgiano M. Shiobrishvili e triunfou de seguida sobre o britânico C. Anders também por ippon no combate que lhe valeu a medalha de bronze.

“A sensação é de enorme alegria por poder voltar a conquistar uma medalha pela segunda vez num Campeonato da Europa. Vim cá com o objetivo de lutar pelas medalhas. Queria mais, não foi possível, mas quando soube que havia a possibilidade de conquistar a medalha de bronze sabia que tinha que dar tudo e acabou por correr bem. Estou muito agradecido”, afirmou Djibrilo Iafa.

Esta é a segunda medalha portuguesa do dia depois de Miguel Vieira ter conquistado o ouro na

categoria -60kg J1 de judo.

Também na manhã de hoje os judocas Nuno Rocha e Rúben Gonçalves foram eliminados nos

oitavos-de-final em -73kg J2.

Portugal está representado nos Campeonatos Paralímpicos Europeus por 26 atletas de seis

modalidades – atletismo, badminton, boccia, ciclismo, judo e ténis em cadeira de rodas – que irão

competir nos respetivos campeonatos europeus que decorrem em simultâneo de 8 a 20 de agosto na cidade neerlandesa de Roterdão. Os Campeonatos Paralímpicos Europeus envolvem um total de dez modalidades com a participação de 1.500 atletas de 45 países, já com os Jogos Paralímpicos Paris’2024 em perspetiva.

© 2823 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.