Terça-feira 14 de Maio de 2024

João Almeida e Nelson Oliveira procuram “vaga olímpica” no contrarrelógio no Mundial de Ciclismo

Ciclismo-Mundial-Joao-10-08-2023João Almeida e Nelson Oliveira representam Portugal no contrarrelógio de elite do Campeonato do Mundo de Ciclismo, esta sexta-feira, em Stirling (Escócia).

Sendo o último Mundial antes dos Jogos Olímpicos, a prova tem o aliciante de alocar dez vagas para o contrarrelógio de Paris 2024.

As dez primeiras nações na classificação do contrarrelógio desta sexta-feira asseguram uma segunda vaga no contrarrelógio dos Jogos Olímpicos. É mais uma motivação para que os dois portugueses se batam por um lugar no top 10.

“É sempre nosso objetivo termos dois contrarrelogistas nos Jogos e é também sempre objetivo ficarmos nos dez primeiros nos Campeonatos do Mundo e da Europa. E é para isso que vamos para a estrada”, segundo referiu o selecionador nacional, José Poeira.

O responsável técnico esclareceu, no entanto, que o percurso não é o mais adequado para os portugueses. “Se pudesse escolher o percurso, escolheria outro. Mas nós temos de fazer aquele que está marcado e é nesse que daremos o máximo. É um traçado muito plano, com longas retas onde os roladores mais possantes ganham vantagem. As ligeiras subidas e falsos planos não compensam. A nosso favor joga a longa distância, que nem todos os mais possantes aguentam ao mesmo nível. A subida final é exigente, mas curta”, descreveu ainda José Poeira.

Ciclismo-Mundial-Nelson-10-08-2023

FP Ciclismo

Nelson Oliveira será o primeiro português a partir, às 15h33m20s. João Almeida deixa a rampa de saída às 15h50m40s.  O contrarrelógio começa e acaba em Stirling e terá 47,8 quilómetros. Os derradeiros mil metros, em subida acentuada e maioritariamente em empedrado dão o toque de dureza final a um exercício em que a distância será a principal dificuldade. As previsões indiciam baixa possibilidade de chuva durante o contrarrelógio, mas alta probabilidade noutras alturas do dia.

Nelson Oliveira, que já fez três reconhecimentos ao percurso para memorizar trajetórias nos locais mais rápidos e perigosos e para escolha dos andamentos adequados, destacou a distância da prova. “Vai ser um contrarrelógio bastante longo com final em subida, que fará uma pequena diferença. Prevê-se vento de frente na primeira parte e de costas no regresso. Será um contrarrelógio duro pela distância e não pelo relevo”, analisou o corredor.

O bairradino, que já conta cinco top 10 em Mundiais e que, em 2022 foi oitavo, mantém a ambição de fazer sempre melhor: “Tenho sempre o objetivo de melhorar a classificação dos anos anteriores. Não é fácil, mas darei o meu melhor, representando Portugal da melhor maneira, esperando que as coisas saiam bem “.

A prova de hoje será o primeiro contrarrelógio de João Almeida em Mundiais na categoria de elite. “Gosto do percurso do contrarrelógio, porque não é muito técnico. Em contrapartida é muito longo. Acho que nunca fiz um contrarrelógio tão longo, mas agrada-me. Ficaria feliz com um top 10, mas sei que não será fácil, porque os adversários são muito fortes. Ainda não estou totalmente recuperado das lesões da queda de domingo, mas isso não será impeditivo para dar o meu melhor”, salientou João Almeida.

Entretanto, Raquel Queirós terminou a final da elite feminina de cross-country curto (XCC) do Campeonato do Mundo de BTT na 27ª posição, na tarde desta quinta-feira, na Escócia.

A corredora portuguesa acabou a prova com menos quatro voltas, tendo conseguido entrar nos 30 primeiros lugares na quinta volta. A francesa Pauline Ferrand-Prévot, com 21m17s foi coroada campeã do mundo, à frente da jovem neerlandesa Puck Pieterse, que ficou a quatro segundos, e da britânica Evie Richards, que ficou a nove segundos.

O dia de Portugal no Campeonato do Mundo de BTT, porém, começou às 12h, com Beatriz Guerra a disputar a final de juniores femininas de XCO. A jovem corredora terminou na 45ª posição, com menos uma volta. A canadiana Isabella Holmgren conquistou o ouro, com 1h07m37s, à frente da compatriota Marin Lowe e da polaca Natalia Grzegorzewska.

Seguiu-se a final de juniores masculinos, na qual Rafael Sousa foi o destaque luso, ao terminar em 35º, com 1:13:58, a 6.03 segundos do líder, o dinamarquês Albert Withen Philipsen, que superou Elian Paccagnella (Itália), segundo, e Ian Ackert (Canadá), terceiro, com 1h07m55s. Guilherme Barros, o outro português em prova, terminou em 75.º, com menos duas voltas.

 

Esta sexta-feira será dia de Diogo Neves, João Cruz e Ana Santos disputarem as respetivas finais masculina (11h30) e feminina (15h30) de sub-23 de XCO. A participação lusa no Campeonato do Mundo de BTT chega ao fim no sábado (12 de agosto), com Raquel Queirós a disputar a final da elite feminina de XCO (11h30).

Por seu lado, Bernardo Vieira foi o português em destaque no segundo dia de contrarrelógios do Campeonato do Mundo de Paraciclismo, inserido na competição mundial multidisciplinar de ciclismo que está a decorrer na Escócia, ao terminar a prova em sétimo lugar.

O paraciclista português completou os 17 quilómetros do contrarrelógio da classe C1 em 27.25,49, mais 2.21,20 que o melhor tempo e mais cerca de 10 segundos em relação ao sexto lugar. A medalha de ouro foi conquistada pelo espanhol Ricardo Ten Argilés, que superou Michael Teuber (Alemanha), segundo classificado, e Aaron Keith (Estados Unidos da América), terceiro, com um tempo de 25”04’29.

Telmo Pinão também competiu, mas no contrarrelógio individual da classe C2. Fora da sua especialidade, o paraciclista luso terminou em 19º, tendo completado o percurso em 27.18,21, mais 4.07,30 que o francês Alexandre Léauté, líder da prova com 23:10.91, à frente de Darren Hicks (Áustria) e Ewoud Vromant (Bélgica), que fecharam o pódio.

Os paraciclistas nacionais voltam a entrar em competição nas provas de fundo de estrada das respetivas categorias, nos dois próximos dias. Esta sexta-feira, voltam à estrada Flávio Pacheco (14h15) e Luís Costa (14h17) e, este sábado, será a vez de Telmo Pinão (11h17) e Bernardo Vieira 11h19.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.