Domingo 29 de Abril de 8491

Mundiais de Atletismo em Budapeste iniciam-se hoje com portugueses na linha de partida

Atl-MundialBudapeste-18-08-2023

FPAtletismo

Não podia ser mais atribulada a viagem de alguns dos portugueses para Budapeste, com o fim de participarem nos Campeonatos Mundiais de Atletismo, mas, nesta sexta-feira, tudo parece estar controlado, ainda que possa ter afetado psicologicamente alguns atletas.

Devido às más condições atmosféricas em Frankfurt (Alemanha), na passada quarta-feira e na manhã de quinta-feira, somaram-se os voos atrasados e cancelados com consequências para quem viajava para e pela Alemanha. De facto, um grupo de 29 atletas, treinadores e oficiais saiu num voo atrasado de Lisboa (que tinha chegado com grande atraso de Frankfurt) e, apesar de ainda ter chegado a tempo ao voo de ligação para Budapeste, confrontou-se com novo percalço: a falta de tripulação.

Quando finalmente chegou a tripulação, com os passageiros na manga para embarcar no avião, surgiu a ordem de não poderem voar. A partir daí, com o voo cancelado, foi necessário encontrar quem pudesse resolver as questões de voos e de descanso. Ao fim de algumas horas, o team leader, Fernando Tavares, que tinha iniciado a viagem 24 horas antes, uma das vítimas da véspera (voo desviado para Nuremberga, depois viagem de comboio), começava a delinear forma dos atletas chegarem a Budapeste a tempo de descansarem, treinarem e competirem depois.

Durante a madrugada foram confirmados alguns voos, mas foi durante a manhã que se puderam tratar, caso a caso, dos voos da comitiva. Assim, foi possível deslocar, a partir das 12h15, horas locais, os atletas que iriam competir nos primeiros dias. Depois, num processo que durou mais de três horas, foi sendo possível marcar voos para todos os atletas e apenas Liliana Cá, com a companhia de alguns oficiais, foi obrigada deslocar-se para Munique, para este s+abado ter voo às 6h35.

Na manhã deste sábado, no tiro de partida inicial, João Vieira vai estar na final direta dos 20 km marcha, atleta que cumprirá a 13ª participação nesta competição, na qual enfrentará atletas dos quais estava afastado devido às suas participações nas provas de 50 km. O vice-campeão Mundial de 50 km em Doha’19, que também competirá nos 35 km, enfrenta atletas mais rápidos, desejando, acima de tudo, recordar esta sua presença entre as mais positivas da sua já longa carreira.

Cabe aos lançadores do peso, Francisco Belo e Tsanko Ardaunov, continuar a prestação portuguesa, tendo de competir ao seu melhor nível de sempre para poderem alcançar a final.

Ainda na jornada da manhã competirão Marta Pen Freitas, nos 1500 metros, e a estafeta mista de 4×400 metros, que deverá alinhar com Ricardo dos Santos, Cátia Azevedo, Omar Elkhatib e Fatumata Diallo.

Na jornada da tarde, Isaac Nader estará na primeira ronda dos 1500 metros, seguindo-se Tiago Luís Pereira, 10º em Oregon, a tentar o acesso à final do triplo-salto.

Caso sejam apurados, Belo e Arnaudov enfrentarão a final do lançamento do peso e a estafeta, de 4×400 metros terá a final.

As provas dos portugueses poderão ser vistas em Portugal através da RTP e da RTP play e ainda da Eurosport.

 

© 8492 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.