Segunda-feira 29 de Abril de 2024

Luís Fernandes é o novo camisola amarela do 32º Grande Prémio JN/Leilosoc.

Ciclismo-PrémioJN-Vencedor-06-09-2023

FPCiclismo

A quinta etapa da prova, com partida e chegada no Pavilhão Multiusos de Gondomar, foi vencida por Jorge Galvez (GD Zamora Enamora Cycling Team), mas o ciclista da Rádio Popular-Paredes-Boavista chegou na fuga do dia e assumiu a liderança da geral.

A tirada de 144,7quilómetros teve bem cedo a primeira ameaça na frente de corrida, com uma tentativa de fuga com 27 ciclistas, que acabou rapidamente anulada, tal como uma tentativa de Mauricio Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor), pouco depois. No entanto, ao quilómetro 25, um grupo de 13 corredores já tinha conseguido destacar-se e rolava com 55 segundos de vantagem sobre o grupo principal.

O grupo foi formado por Luís Mendonça e Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor), Joaquim Silva e Henrique Casimiro (Efapel), Hugo Nunes e Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), Jesus Del Pino (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), António Ferreira e José Sousa (Kelly-Simoldes-UDO), Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) e Rodrigo Caixas (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Pedro Pinto (Fonte Nova-Felgueiras) e Jorge Galvez (GD Zamora Enamora Cycling Team), que iam ganhando vantagem quilómetro após quilómetro, com alguns ciclistas a surgirem mais tarde numa posição intermédia.

Os 13 fugitivos atingiram uma vantagem máxima de 11 minutos, já com 91 quilómetros percorridos. A partir daqui o pelotão foi reduzindo distâncias, mas ficou sempre longe de alcançar a fuga, que entrou nos últimos cinco quilómetros com uma vantagem de 4m30s. Nos últimos metros, Jorge Galvez destacou-se dos demais e venceu a etapa, seguido de Luís Mendonça e Rafael Reis, que chegaram três segundos depois e completaram o pódio por esta ordem.

Tudo somado, Luís Fernandes, que chegou em nono, a oito segundos, passou a ser o líder da classificação geral do Grande Prémio JN, com 40 segundos de vantagem sobre Rafael Reis, segundo na geral e líder nas metas volantes, e 1m01s de vantagem sobre Henrique Casimiro, terceiro na geral.

Nas restantes classificações, Luís Mendonça lidera nos pontos, César Fonte na montanha, Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor) na juventude e Hugo Nunes no combinado e nos sprints especiais. Na geral por equipas, a líder é a Glassdrive-Q8-Anicolor.

O 32º Grande Prémio JN/Leilosoc continua esta quinta-feira, com uma etapa de 137,1 km, entre o Parque Oriental, no Porto, e a Avenida da Barrinha, em Esmoriz. A partida está agendada para as 12h e a chegada, no melhor tempo, prevista para as 15h20.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.