Domingo 28 de Abril de 2024

Fábio Costa ganhou em Esmoriz, mas Luís Fernandes continua líder no GP JN

Ciclismo-PremioJN-07-09-2023

FPCiclismo/Igor Martins / Global Imagens

Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor) venceu, ao sprint, a sexta etapa do 32º Grande Prémio Jornal de Notícias/Leilosoc, enquanto Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) segurou a camisola amarela. 

Esta etapa ligou o Parque Oriental, no Porto, e a Avenida da Barrinha, em Esmoriz, num total de 137,1 quilómetros. As primeiras ameaças de fuga foram rapidamente controladas pelo pelotão, se bem que, logo a seguir, um grupo de dez ciclistas conseguiu escapar e conquistar uma vantagem de 55 segundos, quando estavam percorridos 30 quilómetros.

Após alguns quilómetros e já depois de Adrián Bustamante (Kelly-Simoldes-UDO) ter conquistado a primeira meta volante, António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) e Tiago Antunes (Efapel) perderam o contacto, mas o grupo formado por Pedro Silva e Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor) Aleksandr Grigorev (Efapel), António Ferreira, Afonso Silva e Adrián Bustamante (Kelly-Simoldes-UDO), Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) e André Ramalho (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) continuou a ganhar vantagem.

Adrián Bustamante destacou-se também no primeiro prémio de montanha e na meta dos sprints especiais e os fugitivos atingiram uma vantagem máxima de 3m10s, com 74 quilómetros percorridos. A Rádio Popular-Paredes-Boavista, do camisola amarela Luís Fernandes, assumiu a liderança do pelotão e a vantagem começou a diminuir, tendo estabilizado em 1m45s ao quilometro 105.

Apesar da grande aproximação – o pelotão estava a 50 segundos nos cinco quilómetros finais e a 20 quando faltavam apenas dois – a verdade é que os fugitivos resistiram até fim. A etapa acabou decidida ao sprint e o jovem Fábio Costa foi o mais rápido, seguido de Adrián Bustamante e Aleksandr Grigorev, por esta ordem.

No final, Luís Fernandes, que chegou com o pelotão, manteve a liderança da classificação geral, com 40 segundos de vantagem sobre Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor), segundo classificado, e 1m01s de vantagem sobre Henrique Casimiro (Efapel).

Nas restantes classificações, Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) lidera nos pontos, César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) na montanha, Pedro Silva na juventude, Adrián Bustamante nas metas volantes e Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) no combinado e nos sprints especiais. Entre as equipas, a Kelly-Simoldes-UDO é agora líder.

A sétima e antepenúltima etapa realiza-se esta sexta-feira, tem a partida agendada para as 12h, e chegada, prevista para as 15h46, em Guimarães.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.