Terça-feira 25 de Junho de 2024

Duarte Taleigo conquistou prata a abrir os Jogos do Mediterrâneo

COP-JogosMediterraneo-09-09-2023

COP /FAP

Duarte Taleigo conquistou a medalha de prata na final masculina de Triatle em Heraklion 2023, disputada na manhã deste sábado, o primeiro dia de competição dos Jogos do Mediterrâneo de Praia.

O atleta português assumiu a candidatura às medalhas desde o início da prova, com a presença nos lugares da frente, e contou com rondas de tiro consistentes para continuar na frente da corrida.

À saída para o último percurso de corrida, o atleta (19 anos) saiu no 2º posto, que conseguiu segurar até à meta, terminando em 17m31,6s, apenas atrás do italiano Emanuele Tromboni (17.16,6). O grego Nikolas Papadimitriou fechou o pódio com 17.36,2.

“Para ser sincero, não estava à espera, mas claro que dei o meu máximo para lutar pela medalha. Foi uma prova muito complicada, mas fui tentando ultrapassar todas as adversidades e já no final da prova consegui sentir que estava muito perto e foi dar tudo. Foi agarrar a medalha. A sensação a cortar a meta é incrível, então com a plateia que desta vez tivemos… nem tenho palavras para descrever. Foi uma coisa do outro mundo. Senti muito o conforto do nosso país na prova e foi um momento indescritível”, referiu no final.

Na final feminina, Luísa Cunha foi 11ª classificada com um tempo de 22.29,7. Depois de acompanhar o grupo das favoritas no primeiro percurso de corrida, a jovem (16 anos) acabou por perder algum terreno na primeira ronda de tiros, passando a ter de encurtar distâncias nas restantes voltas.

O pódio foi formado pelas experientes Clemence Reboisson (França), com 19.46,), a italiana Alice Rinaudo, com 20.04,2) e a também francesa Lea Fernandez 20.13,8.

“Sinto que fiz uma boa prova, visto que é um terreno complicado, dei o meu máximo. Todas as outras atletas são muito mais velhas, têm mais experiência, o que também importa. Foi bom para ganhar experiência para o tiro. A missão? Estou a gostar imenso, temos uma comitiva grande, ter muita gente do nosso país. Fiquei muito feliz por ter sido selecionada e estou muito feliz por estar aqui”, salientou.

COP-JogosMediterraneo---09-09-2023

COP

No Andebol de Praia, num formato de grupo único com sete equipas, Portugal e Croácia foram as primeiras seleções a medirem forças no Karteros Beach Sport Center, com a equipa portuguesa a triunfar por 2-0 (14-22 e 16-23).

Na parte da tarde a adversária foi a Grécia, campeã em título e equipa da casa, que provou ser um maior desafio para as portuguesas, que perderam por 2-0 (20-23 e 24-25).

Ainda na parte da tarde, o Karteros Beach Sport Center foi o palco da Cerimónia de Abertura da terceira edição da competição que reúne os 26 países que integram o Comité Internacional dos Jogos do Mediterrâneo (CIJM), num programa desportivo focado nas modalidades de praia.

COP-JogosMediterraneo--09-09-2023

COP

Os porta-estandartes Bruno Torres (Futebol de Praia) e Helena Corro (Andebol de Praia) lideraram a Missão portuguesa no desfile dos países à volta do recinto que contou com bancadas completas, antes dos discursos de Davide Tizzano, presidente do CIJM, e de Yannis Vroutsis, vice-ministro do Desporto, que abriu, de forma oficial, a competição.

A Cerimónia contou depois com um espetáculo cultural focado na tradição grega e no “Cretan Labyrinth”. Durante cerca de 45 minutos, os artistas contaram a história de figuras mitológicas num ciclo de vida e morte, até ao final do espetáculo que deu por terminada a Cerimónia de Abertura.

Na agenda para este domingo, o prigrama luso é o seguinte:

9:00 (7:00) – Remo de mar – Gonçalo Delgado (C1x Time trials)

9:30 (7:30) – Remo de mar – Patrícia Batista (C1x Time trials)

10:30 (8:30) – Triatle – Duarte Taleigo e Luísa Cunha (estafeta mista)

17:30 (15:30) – Futebol de Praia – PORTUGAL vs. Egito (fase de grupos)

17:50 (15:50) – Andebol de Praia – PORTUGAL vs. Itália (fase de grupos)

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.