Terça-feira 25 de Junho de 2024

Organização dos Jogos do Mediterrâneo de Praia 2027 atribuída a Portimão e Lagoa

COP-JogosMediterrâneo2027-10-09-2023

COP

Portimão e Lagoa serão os municípios organizadores dos 4ºs Jogos do Mediterrâneo de Praia, em 2027, segundo decidiu, por aclamação, a Assembleia Geral do Comité Internacional dos Jogos do Mediterrâneo (CIJM), reunida em Heraklion, na ilha grega de Creta.

José Manuel Constantino, presidente do COP, considerou que “a decisão da AG do CIJM é o reconhecimento dos membros do Comité Internacional dos Jogos do Mediterrâneo da capacidade do Comité Olímpico de Portugal, juntamente com os Municípios de Portimão e Lagoa, de organizar os Jogos do Mediterrâneo de Praia. Espero que a expectativa que aqui foi criada, com a muito boa apresentação que fizemos, possa depois ter tradução na avaliação final que os participantes façam.”

A candidatura de Portimão-Lagoa 2027 foi apresentada na AG do CIJM pelo secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Araújo, e recebeu da Comissão de Avaliação, que no início de agosto esteve nos dois municípios do Algarve a observar as condições oferecidas, impressões favoráveis, nomeadamente, quanto às “muito boas áreas das praias”, ao “bom número de hotéis”, ao facto de a maioria das deslocações poder ser realizada a pé, à “tradição na organização de grandes eventos internacionais”, à acessibilidade ao aeroporto de Faro, ao “programa desportivo sólido” e ao apoio das federações desportivas nacionais. “Todos os requisitos básicos e importantes estão reunidos” para a organização dos Jogos do Mediterrâneo de Praia 2027, disse Stratos Karetos, líder da Comissão de Avaliação, na leitura do relatório feito na sequência da visita realizada ao Algarve.

Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, que falou também em nome do Município de Lagoa, na impossibilidade do seu presidente, Luís Encarnação, estar presente, disse à AG, na fase de apresentação, que “estamos preparados para ter estes Jogos em Portimão e Lagoa. Nós recebemos as pessoas com um sorriso e estamos preparados para as receber”, tendo acrescentado que “em primeiro lugar, este é o reconhecimento da nossa candidatura, da capacidade de realização de grandes acontecimentos desportivos. Portimão e Lagoa uniram-se nesta tarefa e termos a oportunidade de realizar estes Jogos é a confiança nas nossas capacidades, de duas cidades desenvolvidas. Temos praias ótimas e isso é fundamental para atrair o turismo. Os grandes eventos desportivos são hoje uma forma de atração turística, não nos esqueçamos disso. Cada desportista que vai visitar Portimão e Lagoa certamente será mensageiro da qualidade de vida das nossas terras. Isto é um investimento na própria economia.”

A organização dos Jogos do Mediterrâneo de Praia levará a Portimão e a Lagoa, entre 11 e 18 de setembro de 2027, atletas dos 26 Comités Olímpicos Nacionais que atualmente compõem o CIJM, para participarem nas modalidades de Andebol, Canoagem (mar), Futebol, Karaté (kata), Luta, Natação (águas abertas), Remo (sprint), Ténis, Vela (iQFoil e Fórmula Kite) e Voleibol.

O programa desportivo decorrerá nas Praias da Rocha e Alvor (Portimão) e na Praia Grande de Ferragudo (Lagoa), e também no Rio Arade, que une os dois Municípios.

Atribuída a organização a Portimão e a Lagoa, foi assinado o contrato para a realização dos Jogos do Mediterrâneo de Praia 2027 entre o CIJM, presidido por Davide Tizzano, o COP e os Municípios de Portimão e Lagoa.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.