Segunda-feira 27 de Maio de 2024

Portugal sagrou-se, pela primeira vez, Campeão da Europa de Sub-19 em Futsal

Campeão da Europa de Sub-19 futsal

UEFA Futsal

Em Porec (Croácia), a formação comandada por José Luís Mendes começou por sofrer dois golos dos espanhóis, mas empatou ainda antes do intervalo, com golos de Lúcio Rocha (10 minutos) e Andriy (20).

No segundo tempo, a crença e a superioridade lusas sobressaíram, de tal modo que a Espanha fez um autogolo (Pol Salas, aos 27), antes de Tomás Colaço (36), Lúcio Rocha (37) e Pedro Santos (39) marcarem e fixarem o resultado.

Portugal, que tinha sido finalista vencido na última edição, e que na fase de grupos já tinha batido os espanhóis, ergueu, finalmente, o troféu mais desejado pelas seleções europeias jovens de futsal.

Quanto ao jogo, Portugal começou por ameaçar por Andriy (3), mas foi Espanha a marcar primeiro. Aos 5′, Pol Salas aproveitou uma defesa incompleta e fez o 1-0. O mesmo jogador espanhol viria a marcar o segundo golo da formação espanhola, aos 6′, num remate de fora da área.

Tomás Colaço (8′) rematou de forma perigosa e, dois minutos depois, Lúcio Rocha reduziu para 2-1 no seguimento de um livre direto muito bem executada e colocada. Já depois de Andriy ter causado problemas à defensiva contrária após excelente trabalho de pivô, Lúcio Rocha atirou ao poste (19′). Instantes depois, jogada coletiva de qualidade por parte de Portugal, Bruno Maior remata e Andriy, ao segundo poste, atira para o empate.

No início da 2ª parte, a Espanha teve uma oportunidade clara de golo, com Adrián Tapias a atirar ao poste. Depois dos primeiros minutos após o descanso, Portugal começou a dominar as incidências do jogo, criando perigo. Numa boa parada bem ensaiada, Portugal chega à vantagem com um auto-golo de Pol Salas (27′).

Ambas as equipas chegaram à quinta falta ainda no meio da 2ª parte. Num contra-ataque desperdiçado pela Espanha, Cintra leva a bola de ponta a ponta e quase fez um golo memorável (35′).

Instantes depois, Tomás Colaço concretizou a ameaça com mais um golo a favor de Portugal, obtido num livre direto.

Houve ainda tempo para Lúcio marcar, numa altura em que a Espanha subiu toda e deixou a baliza deserta (36′), e também para Pedro Santos faturar, quase da mesma forma, a dois minutos do fim, deixando com lágrimas de felicidade todo o banco de Portugal.

O jogo foi antecedido por um minuto de silêncio pela tragédia que afetou Marrocos.

FPF-Futsal-Sub19-Lucio-10-09-2023

UEFA Futsal

Recorde-se que a Equipa das Quinas chega a esta decisão depois de ter superado a Eslovénia nas meias-finais, isto após ter terminado a fase de grupos com o pleno de vitórias, frente a Espanha, França e Croácia.

Lúcio Rocha foi distinguido pela UEFA como o Melhor Jogador do Campeonato da Europa de Futsal sub-19.

O jovem internacional português destacou-se como goleador-mor da prova, com cinco golos, e ainda esteve nas jogadas mais importantes de Portugal.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.