Segunda-feira 27 de Maio de 2024

Miryam Nuñez venceu prólogo da Volta Portugal Feminino

Ciclismo-VPortugalFeminina-13-09-2023

FPCiclismo

A campeã do Equador de contrarrelógio, Miryam Nuñez (Massi-Tactic), é a primeira camisola amarela Jogos Santa Casa da Volta a Portugal Feminina Cofidis, depois de, esta quarta-feira, ter vencido o prólogo, em Lisboa.

O contrarrelógio de 5,3 quilómetros, disputado sob forte calor na zona lisboeta de Monsanto, ofereceu momentos de incerteza e de emoção, com muito equilíbrio na luta pela vitória. Foi preciso recorrer aos centésimos de segundo para encontrar a vencedora.

A melhor foi a equatoriana Miryam Nuñez, que chegou ao fim com 8m04,10s. A britânica Freya Rawlins (Soltec Team Costa Calida) foi a segunda classificada, apenas a 12 centésimos. No terceiro posto colocou-se Valeria Valgonen (Massi-Tactic), a 51 centésimos da mais rápida.

As três partem para a primeira etapa em linha, a disputar esta quinta-feira, com o mesmo tempo, mas com Miryam Nuñez a vestir a camisola amarela.

Dado que não foram atribuídos pontos nem houve contagens de montanha, as respetivas camisolas serão envergadas na primeira etapa em linha pela segunda e terceiras classificadas do prólogo. Ou seja, Freya Rawlins veste a Camisola Vermelha Cofidis e Valeria Valgonen enverga a Camisola Azul IPDJ.

“O contrarrelógio foi muito duro, todo o percurso foi exigente. Não apenas pelas subidas, mas também algumas curvas, nas quais o mínimo erro poderia deitar tudo a perder. Vinha tentando ganhar uma corrida há muito, em Itália e em França, mas a vitória chegou hoje, em Portugal. Agora, já que tenho a camisola amarela, tentarei levá-la até ao fim”, prometeu uma emocionada Miryam Nuñez.

“Estou superfeliz e agradeço o acompanhamento do meu diretor. Dedico esta vitória à equipa e, sobretudo ao meu país, Equador, e à minha família”, concluiu a ciclista equatoriana.

Beatriz Roxo (UCI Cantabria Deporte-Rio Miera) foi a melhor portuguesa do dia, estabelecendo o quarto registo, 8m14s, mais 10 segundos do que as três primeiras.

A Camisola Branca Médis, que premeia a melhor júnior em prova, pertence a Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade), que foi a 29ª da classificação absoluta, com 8m42s. A Massi-Tactic comanda a classificação geral por equipas.

A primeira etapa em linha realiza-se esta quinta-feira, com as ciclistas a partir das Piscinas Municipais da Portela, concelho de Loures, às 12h30, e chegam, cerca das 15h00, à Rua Alves Redol, Vila Franca de Xira.

O percurso de 85 quilómetros conta com uma Meta Volante Cofidis na Póvoa da Galega, ao quilómetro 36, e com um Prémio de Montanha IPDJ, de terceira categoria, em São Domingos de Carmões, ao quilómetro 60.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.