Sábado 27 de Abril de 2024

Atletas e a otimização do rendimento em contextos de elevada competitividade” no COP

COP-SessãoFisiologia-26-09-2023

COP

Especialista na área da Fisiologia do Desporto, José Soares, Professor Catedrático na Universidade do Porto, esteve no Comité Olímpico de Portugal para falar sobre a otimização do desempenho, na conferência de abertura de um novo ciclo da Performance Olímpica.

Com experiência na Fisiologia e autor e coautor de mais de 60 artigos científicos publicados em revistas internacionais especializadas, o professor apresentou a conferência “Os atletas e a otimização do rendimento em contextos de elevada competitividade”.

Considerando que o “desporto tem um potencial que mais nenhuma atividade tem”, José Soares defendeu também que os atletas e os profissionais de outras áreas têm bastantes semelhanças e que, por isso, o esforço físico e o esforço profissional podem ser comparáveis e que as áreas devem aprender entre si uma vez que o impacto fisiológico é o mesmo.

A simbiose entre os processos dos atletas e da sociedade – como o pit stop na Fórmula 1 e a sala de reanimação num hospital – demonstra ainda que o cruzamento de conhecimento é essencial.

“Temos um conjunto de conhecimentos, das mais diferentes áreas, e temos tanto de aprender uns com os outros… O que estudamos é importante, mas os fazedores são muito importantes”.

José Soares apresentou um conjunto de recolha de dados e medições fisiológicas que acredita que o desporto por “encerrar em si próprio qualidades e características que são únicas” pode transferir para a sociedade laboral, apelando ainda à organização e ao planeamento.

“No desporto onde é que podemos ganhar? Acho que é na organização. Temos de gastar mais tempo a planear e a organizar porque depois vamos ganhar caminho”.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.