Sábado 27 de Abril de 2024

Salesianos de Lisboa no “I Torneo Nacional de Sófbol do Principado das Astúrias”

I Torneo Nacional  Sófbol

DR / I Torneo Nacional Sófbol

A equipa feminina de Softebol dos Salesianos de Lisboa voltou a escrever nova página na história da modalidade, ao participar no “I Torneo Nacional de Sófbol do Principado das Astúrias”, o maior evento de Softebol feminino do norte de Espanha.

Numa competição muito bem organizada pela Federação de Beisebol e Softebol do Principado das Astúrias e em condições muito favoráveis para a prática da modalidade, o conjunto lisboeta denominado de “Crushers” (equipa nacional mais representativa da modalidade) entrou em campo com duas formações espanholas de alto nível, num evento financiado pela União Europeia.

Apesar de contar por derrotas o número de jogos disputados (4), a evolução foi tão clara e evidente que a formação portuguesa deixou excelentes indícios, arrancando elogios por parte de todas as equipas, espetadores, organização e, inclusive, comunicação social (o torneio foi transmitido em direto): “Esta equipa portuguesa não pára de nos surpreender. São grandes profissionais!”, era a frase mais ouvida durante a transmissão televisiva dos jogos das “Crushers”. Recorde-se que, em Espanha, a modalidade apresenta outra expansão, condições de trabalho e estrutura competitiva. Basta relembrar que o país vizinho se encontra no 12ºlugar do ranking mundial, enquanto que Portugal não consta dessa lista, apesar do excelente trabalho que a Associação “Softebol Portugal” tem vindo a desenvolver na promoção da modalidade, tendo inclusive apoiado esta participação.

“Apesar de não termos saído vitoriosas, ganhámos experiência, convivemos com pessoas novas e tivemos a oportunidade de perceber como as grandes equipas jogam”, relata-nos Sofia Faustino, jogadora do “Outfield”, que já soma 9 internacionalizações pela equipa da capital e que deixou o mote para o futuro: “Agora, já podemos começar a treinar de modo a chegarmos ao nível delas”. A opinião é partilhada pela “Infield” Ingrid David, que mesmo após sofrer uma lesão no seu primeiro jogo internacional que a obrigou a abandonar o campo ao segundo “inning”, esteve “sempre a apoiar e a incentivar a equipa”, confidenciando que ”foi uma experiência nova e completamente diferente dos jogos em Portugal”.

A vitória final sorriu à equipa de CBS Cambre, que venceu todos os jogos disputados, levantando assim o primeiro troféu de Softebol do Principado das Astúrias.

Resultados:

Club Junior – 7 vs  Salesianos Lisboa Crushers – 4

Salesianos Lisboa Crushers – 0 vs CBS Cambre – 12

Club Junior – 10 vs CBS Cambre – 15

Club Junior – 9 vs Salesianos Lisboa Crushers – 6

Salesianos Lisboa Crushers – 13 vs CBS Cambre – 19

Club Junior – 12 vs CBS Cambre – 13

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.