O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) promove, esta segunda-feira (18h30), no Teatro Thalia, em Lisboa, a cerimónia de entrega dos Prémios de Obtenção de Resultados de Mérito Desportivo.
No momento, serão ainda distinguidas instituições de ensino superior e alunos/atletas enquadrados/as pelas Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola.
A cerimónia, que conta com a presença de membros do Governo das áreas do Desporto, Inclusão, Educação e Ensino Superior, celebra o valor e o mérito de êxitos desportivos conquistados, nos mais altos patamares desportivos internacionais, por praticantes em regime de alto rendimento na época 2022/2023, que dignificaram o País e inspiram atuais e futuras gerações.
Serão ainda atribuídas outras distinções relevantes, como “Selo Estudante-Atleta” a oito Instituições do Ensino Superior, que fomentam a articulação ao nível das carreiras duplas, desportiva e académica, assim como cinco distinções de mérito desportivo e escolar a praticantes enquadrados pela Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola – UAARE.
Os Prémios de Mérito Desportivo, que este ano são atribuídos em 20 modalidades e a mais de 70 praticantes ou equipas e 18 juízes/árbitros, são concedidos a praticantes em regime de alto rendimento que obtiverem resultados desportivos correspondentes aos níveis máximos de rendimento da modalidade em reconhecimento do valor e mérito dos seus êxitos desportivos.
O montante global dos prémios é de 1,19 milhão de euros, o maior de sempre atribuído, face aos 700 mil euros atribuídos na época anterior (2021/22).
São premiadas as classificações de pódio obtidas pelos/as praticantes em Campeonatos do Mundo e da Europa, de provas pertencentes ao programa dos Jogos Olímpicos ou dos Jogos Paralímpicos.
São ainda premiados resultados obtidos em provas que, não pertencendo às referidas categorias, cumpram os critérios estabelecidos na legislação.