Quinta-feira 09 de Maio de 2024

Portugueses à procura do pódio no Mundial de Trampolins, com vista para Paris’2024

Ginástica-MundalTrampolins-08-11-2023

FPGinástica

De acordo com o divulgado pelo COP, Portugal estreia-se esta quinta-feira, no campeonato do mundo de Trampolins em Birmingham (Inglaterra), com equipa nacional a apresentar uma larga delegação que irá competir em trampolim individual, trampolim sincronizado, tumbling e duplo mini-trampolim.

No que diz respeito ao trampolim individual, única especialidade de Trampolins que integra o programa dos Jogos Olímpicos, Diogo Abreu, Pedro Ferreira, Lucas Santos, Gabriel Albuquerque, Ingrid Maior, Sofia Correia, Catarina Nunes e Mariana Carvalho entram para a primeira ronda de qualificação no dia inaugural da competição.

Os mais pontuados em cada grupo juntam-se às melhores classificações gerais para apurar os 24 que irão à qualificação 2 no sábado, dia 11. Daí sairão os oito ginastas para as finais individuais, masculinas e femininas, que decorrem no domingo.

Serão as finais que determinam a abertura de quotas para os Jogos Olímpicos Paris 2024 – os oito homens e as oito mulheres com melhor posicionamento oferecem uma vaga para o país, no máximo de uma por nação, estando em jogo entre quatro e oito quotas para Paris 2024, dependendo do número de países representados nas finais.

Em trampolim sincronizado, sexta-feira é dia de qualificações para os pares Diogo Abreu/Pedro Ferreira, Gabriel Albuquerque/Lucas Santos, Ingrid Maior/Sofia Correia e Catarina Nunes/Mariana Carvalho. As finais estão agendadas para domingo.

Matilde Santos, Margarida Agostinho, Mariana Cascalheira e Matilde Girão entram nas qualificações de tumbling, nesta quinta-feira e Vasco Peso, Gonçalo Nunes, João Saraiva e Diogo Gomes na sexta-feira. As finais por equipas e individuais serão no sábado.

Em duplo mini-trampolim a qualificação para Diogo Fernandes, Tiago Romão, Diogo Cabral e João Félix começa também hoje, enquanto o setor feminino, com Alexandra Garcia, Rita Abrantes, Diana Gago e Sara Guido, se estreia na sexta-feira. Sábado será a final por equipas masculinas e femininas e domingo as finais individuais.

Também no domingo será a final por equipas “all-around”. Este formato junta os cinco países que durante a fase de qualificação 1 conseguiram melhor classificação combinada em todas as oito especialidades (trampolim individual feminino, trampolim individual masculino, trampolim sincronizado feminino, trampolim sincronizado masculino, tumbling feminino, tumbling masculino, duplo minitrampolim feminino e duplo minitrampolim masculino). Na final cada país realiza um exercício em cada uma das especialidades.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.