Segunda-feira 29 de Abril de 2024

FCPorto com festival de golos e nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões

20231214_fcp_donesk_201

José Pedro Gonçalves/ JDM

Com altos e baixos, com “convulsões” internas, com isto e mais aquilo – como se tem verificado nos últimos tempos – é provável que muitos dos adeptos do FC Porto não esperavam uma goleada (5-3) frente aos ucranianos do Shakthar, com base no Dragão Caixa.

De talismã em talismã, de buraco em buraco, de escorregadelas e de outras falhas da formação ucraniana, os portistas surgiram a “cavalgar” uma onda “estrelada” que se iniciou pelos 9’ de jogo (1-0 por Galeno) que se manteve bem acesa até aos 88’, quando Eguinaldo (Shakthar) confirmou o 5-3 final para os portistas e, com isso, levando o FC Porto a garantir a presença nos oitavos-d-final da Liga dos Campeões, quando a esperança já se via “ténue” de mais.

Recuperou o FC Porto – e Portugal foi a reboque com o apuramento do Benfica para a Taça da Europa, aliando-se a um Sporting de Braga formidável, com o país com três equipas ainda em luta, o que fez com que Portugal reduzisse de forma significativa a desvantagem no ranking – de uma situação que tinha visto como quase irremediável e veio à tona no último jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões, confirmando que está no seu plano para defrontar o Sporting na Liga Portuguesa, na próxima segunda-feira.

20231214_fcp_donesk_237

José Pedro Gonçalves/ JDM

Com Galeno a abrir o ativo aos 9’, quando o Shakthar intentava jogar de igual para igual – como foi comprovado no minuto 29’, quando Sikan chegou ao empate – o FCPorto entrou mais rápido para manter as tropas atentas e atacantes, para ganhar a vantagem que precisava para se poder manter na liderança e a caminho da fase seguinte da Liga dos Campeões.

Com algumas falhas (como aconteceu no golo do empate, em que o árbitro auxiliar levantou a bandeira para assinalar alguma falta atacante e toda a defesa parou), os portitas avançaram no sentido certo e o mesmo Galeno (43’) chegou ao 2-1, com um remate frontal forte que levou a bola a bater nas pernas de um defesa, traindo o guardião ucraniano.

Num arranque que começou pela esquerda do ataque portista, com Zaide a comandar as operações, endossou para Pepê que encaminhou a bola para Galeno, rematando de pronto e fazendo o esférico bater nas pernas de um defesa que traiu o seu próprio guarda-redes.

Um golo na melhor altura, com o intervalo a chegar pouco depois e com os portistas a vencerem, esfregando as mãos e pensando que o apuramento seria canja!

No segundo tempo e depois de ser sido anunciado que foram registados 48.113 espetadores no Dragão, Taremi quase chegou ao 3-1, de cabeça, quando a bola descia, bateu na sua cabeça e obrigou o guardião ucraniano a esticar-se para evitar o golo.

Não perdendo pitada, Taremi fez o gosto ao pé quando marcou o 3-1 (62’), depois de ser lançado por Galeno (o homem do jogo) e rematar para começar a pensar em ”descansar”.

20231214_fcp_donesk_230

José Pedro Gonçalves/ JDM

Este terceiro lugar foi sentido no seio do grupo do Shakthar, que se sentiu “perdido”, porquanto desconcentrou-se e podia ter sido pior.

No entanto, reentrou na “atmosfera” dos golos e chegou aos 3-2 (72’) quanto, no seguimento de uma “arrancada” pela esquerda, que levou a uma vantagem estratégica da formação visitante, com a bola a seguir para a pequena área portista, onde Eustáquio, vindo de trás e em direção à baliza, fez um autogolo.

A desconcentração era evidente e em nove minutos o FCPorto fez dois golos, aumentando para um “farto” 5-2. Aos 75’, no seguimento de um pontapé de canto, levado ao segundo poste, a bola foi rechaçada e voltou para junto do primeiro poste da baliza, onde Pepe esticou a perna e, devagar, empurrou (75’) a bola para o fundo da baliza, com o guardião mal batido, porque lento a mexer-se!

Depois (82’), foi Francisco Conceição, que tinha entrado segundos antes, que “roubou” a bola a um defesa, forçou a corrida, isolou-se ante o guarda-redes ucraniano e enviou a bola para o fundo da balia, ainda que um pouco desviada pelo próprio guardião, mas com espaço para entrar, chegando ao 5-2.

Com os portistas a cantar vitória e o apuramento, o Shakthar teve um último “soluço” e chegou ao 5-3, por intermédio de Eguinaldo (88’), que enviou a bola por baixo das pernas de Diogo Costa e a caminho do fundo da baliza.

20231214_fcp_donesk_205

José Pedro Gonçalves/ JDM

Um triunfo que se pode considerar memorável, pelos efeitos que teve e que poderá ter a partir daqui, se o “temporal” não voltar para os lados do Dragão, que acabou num excelente 2º lugar, com apuramento direto, ainda que com os mesmos pontos do Barcelona.

Os portistas tiveram o condão de comandar as operações (20-9 remates, dos quais 9-6 para a baliza), ainda que os ucranianos tivessem tido maior posse de bola (51/49%), face um maior número de passes (457 contra 432).

Na segunda-feira, o FCPorto conhecerá o adversário dos oitavos-de-final, cujo sorteio decorrerá na Casa do Futebol Europeu, pelas 11 horas.

Benfica e Sporting de Braga na Liga Europa

Fechando os respetivos grupos na terceira posição, o Benfica e o Sporting de Braga lograram apurar-se para a segunda fase da Liga Europa, cujo sorteio também se efetua na segunda-feira.

Recorde-se que, no grupo C, o Sporting de Braga perdeu (2-0) com o Nápoles, mas fixou.se no 3º lugar, mercê da derrota do Union Berlim (em casa) frente ao Real Madrid (2-3).

No grupo D, o Benfica voltou aos tempos áureos e foi derrotar (3-1) o Salzburgo, depois dos austríacos terem vencido, na Luz (2-0), o que deu um empate na classificação, mas com vantagem dos encarnados.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.