Segunda-feira 29 de Abril de 2024

Sporting cumpriu calendário, venceu o Sturm Graz e segue para a fase seguinte

20231214_scp_stun_205

Paulo Alfar / JDM

Com o Sporting matematicamente apurado para a fase seguinte, o jogo desta quinta-feira só contava para o Sturm Graz, porquanto podia ser ultrapassado pelo Rakov (Polónia) caso este vencesse o Atalanta. Como perdeu, os austríacos mantiveram-se no terceiro lugar e seguiram para a Liga Conferência.

Em Alvalade, perante a segunda pior assistência da época (24.733 espetadores), os leões precisavam apenas de empatar para continuarem em prova, o que terá levado Rubem Amorim a apresentar uma equipa sem alguns dos titulares habituais (Adán, Morita, Edwards, Gonçalo Inácio e Diomande), quiçá também face ao Sporting-FCPorto de segunda-feira.

Com um esquema previsto de 3x4x3, as alterações não produziram muitos efeitos, a não ser o golo alcançado (39’), por Gyokeres, dando seguimento a um centro largo emitido, da esquerda para o centro da área de baliza, por Matheus Reis, com o avançado sportinguista a aproveitar uma falta de marcação da defesa, chegar primeiro à bola e empurrá-la para dentro da baliza, desanuviando o ambiente (frio) que se viveu em Alvalade.

20231214_scp_stun_208

Paulo Alfar / JDM

O Sturm Graz apresentou-se com uma “tática” (?) de 2x3x2x1x2 – coisa tão esquisita – maleável e que foi pedindo meças aos leões, numa primeira parte em que só houve 4-3 remates, dos quais 2-2 para a baliza, numa posse de bola do Sporting de 66/34%), onde se salientou Trincão que, praticamente, não conseguiu controlar a bola de cada vez que a tocou. Pela reduzida carga de remates/golos, os leões aproveitaram a “oferta” da defesa adversária e logrou chegar ao fim na posição de vantagem, (1-0).

Aos 41’ os leões ainda remataram ao poste, mas na recarga, dois jogadores leoninos, perto da bola, entreolharam-se e não conseguiram chutar.

No segundo tempo, a “armada” dos leões foi reforçada com as estrelas que estavam no banco (Gonçalo Inácio, Morita e Edwards) e a movimentação foi completamente alterada, começando (60’) com um golo de Gonçalo Inácio, no seguimento de um canto marcado por Edwards, com o central sportinguista a fazer um desvio, de cabeça, da bola para a baliza, golo já com Essugo em campo (entrou aos 56’), com os austríacos a acusarem a ousadia inicial, ainda que não desistissem de tentar criar perigo.

20231214_scp_stun_202

Paulo Alfar / JDM

Mais dez minutos depois (70’) e chegou o golpe fatal. Quase da mesma forma do que no seu primeiro golo. Edwards estava de pé afinado, canto direto para a cabeça de Coates, que cabeceou ao poste e Gonçalo surgiu no local certo para encaminhar a bola para a baliza.

Pedro Gonçalves entrou em campo (75’) mas pouco adiantou – parece estar “longe” da bola e de todos – enquanto Trincão ainda conseguiu (77’) fazer um remate de fora da área que levou a bola a passar a poucos centímetros do poste mais longe.

Neste segundo tempo o Sporting foi avassalador (14-4 em remates no global, cm 5-2 para a baliza, mercê de uma posse de bola de 71/29% e de ter feito 637 passes contra 262 dos austríacos) cumprindo a lei do mais forte: vencer.

Na classificação final, os italianos do Atalanta somaram 14 pontos, contra 11 do Sporting e 4 do Sturm Graz e do Rakow, mantendo a ordem que vinha de trás.

20231214_scp_stun_201

Paulo Alfar / JDM

O sorteio dos próximos jogos realiza-se na segunda-feira (dia 18), na sede da UEFA, na cidade de Nyon, dia marcado ainda com o Sporting-FCPorto, em Alvalade, a partir das 20h15, para se decidir se haverá uma equipa a liderar a classificação antes do final de 2023.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.