Segunda-feira 04 de Março de 1381

Europeu de Atletismo de Roma’2024 com prémios monetários de 500 mil euros

A European Athletics (antiga Associação Europeia de Atletismo) decidiu que estava na altura de abrir os “cordões à bolsa” e, vai daí, deliberou destinar 500 mil euros para atribuir aos atletas que mais se destaquem no Euro’2024, a realizar neste verão, em Roma.

Atl-EuropeuRoma-Prémios-06-02-2024Pela primeira vez, os atletas competirão por bónus de desempenho como forma de “chamariz” para as grandes estrelas do atletismo mundial, considerando a proximidade dos Jogos Ilímpicos de Paris, também neste verão

Com a realização dos Jogos Olímpicos e do Campeonato Europeu de Atletismo no continente, a inovação acrescenta ainda mais prestígio a este último evento naquele que promete ser um verão histórico para a modalidade.

Os bónus de desempenho para Roma 2024 – que terá lugar entre 7 e 12 de junho – foram acordados pela primeira vez pelo Conselho Europeu de Atletismo em outubro, definindo que haverá dez bónus de desempenho de € 50.000 cada um e que serão alocados em cinco áreas do evento, com uma divisão uniforme entre as disciplinas masculina e feminina, da seguinte forma:

Mulheres

A) Sprints e barreiras (100m, 200m, 400m, 100m com barreiras, 400m com barreiras)

B) Média e longa distância (800m, 1.500m, 5.000m, 10.000m, 3.000 m com obstáculos)

C) Lançamentos (peso, disco, martelo e dardo)

D) Saltos (altura, vara, comprimento e triplo salto)

E) estrada, provas combinadas e estafetas (meia-maratona, marcha atlética de 20 km, heptatlo)

Homens

F) Sprints e barreiras (100m, 200m, 400m, 100m com barreiras, 400m com barreiras)

G) Média e longa distância (800m, 1.500m, 5.000m, 10.000m, 3.000 m com obstáculos)

H) Lançamentos (peso, disco, martelo e dardo)

I) Saltos (altura, vara, comprimento e triplo salto)

J) Estrada, provas combinadas e estafetas (meia-maratona, marcha atlética de 20 km, decatlo)

O atleta em cada área do evento que obtiver a pontuação mais alta nas finais usando as tabelas de pontuação da World Athletics receberá € 50.000.

“É um desenvolvimento marcante para o desporto, com os concorrentes preparados para ganhar recompensas financeiras pela primeira vez no principal evento de atletismo da Europa desde que o campeonato inaugural foi realizado em Turim, Itália, em 1934”, segundo referiu Dobromir Karamarinov, presidente da Europan Athltetics, que reforçou ainda que “estamos orgulhosos da nossa rica herança. E para garantir que o nosso desporto se mantém saudável, próspero e de destaque no futuro, precisamos de ser inovadores, especialmente com o nosso evento emblemático, o Campeonato Europeu de Atletismo”.

Salientou também que “queremos ver os melhores atletas europeus apresentando os seus melhores desempenhos na nossa maior competição. Os bónus de desempenho ajudarão a atingir esses objetivos para fazer de Roma’2024 o espetáculo emocionante que todos sabemos que será”.

Adiantou que “o nosso desporto há muito que é um exemplo de igualdade de género e de oportunidades, e muitas vezes consideramos isso um dado adquirido. Mas também devemos celebrar que a igualdade de remuneração e o reconhecimento das disciplinas masculinas e femininas é algo que é esperado e proporcionado no atletismo”, transmitindo também que “uma colaboração mais estreita com atletas de elite para promover os nossos grandes eventos é fundamental para o Roteiro Estratégico e saudamos a parceria contínua para desenvolvermos o nosso desporto juntos”.

O modelo de bónus de desempenho será reavaliado após Roma’2024, seguindo o feedback dos atletas dos campeonatos e dos membros do Comitê Europeu de Atletas de Atletismo.

Atl-Presidente EA-06-02-2024Lea Sprunger, Presidente do Comité Europeu de Atletas de Atletismo e medalha de ouro nos 400 m com barreiras no europeu de 2018, a propósito, afirmou que “congratulamo-nos com os bónus de desempenho como um grande passo em frente para o nosso desporto e tenho a certeza de que irão ajudar os atletas a produzirem os seus melhores desempenhos em Roma’2024”.

Uma pequena nota: esperamos (desejamos) que ninguém tenha a coragem (ou vergonha) de tentar fazer melhor com a ajuda de produtos dopantes, mais a mais quando a European Athletics tem como lema “save clean”.

© 1381 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.