Quarta-feira 17 de Abril de 2024

Volta ao Algarve que se quer memorável na 50ª edição

Tem crescido a expectativa para a 50ª edição da Volta ao Algarve, que se prevê memorável devido ao excelente lote de 175 corredores inscritos, que esta quarta-feira rumam a Portimão para a partida rumo a Lagos (200,8 km) a mais longa deste ano.

Ciclismo-VoltaAlgarve-13-02-2024

FP Ciclismo

A lista de participantes confirma que estará no Algarve um pelotão com mais de 20 corredores do top 100 mundial, também 16 campeões em título, entre campeões mundiais, olímpicos, nacionais e continentais, de estrada, mas também de outras vertentes da modalidade.

A saída de João Almeida da lista de inscritos, devido a estar num período de recuperação pós-doença, foi compensada pela inscrição de Isaac del Toro, jovem da UAE Team Emirates, vencedor da Volta a França do Futuro em 2023, mas também de um corredor que já fez pódio na Volta ao Algarve, o alemão Maximilian Schachmann (BORA-hansgrohe), segundo classificado na edição de 2020 da única corrida por etapas portuguesa do circuito UCI ProSeries.

As principais estrelas anteriormente anunciadas mantêm-se na lista de inscritos enviada pelas equipas à organização, sobressaindo Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), Wout van Aert e Sepp Kuss (Team Visma |Lease a Bike), Geraint Thomas, Thomas Pidcock e Filippo Ganna (INEOS Grenadiers), Tao Geoghegan Hart (Lidl-Trek), Daniel Felipe Martínez (BORA-hansgrohe), Ben Healy e Rui Costa (EF Education-EasyPost), Stefan Küng (Groupama-FDJ), Arnaud Démare (Arkéa-B&B Hotels), Jordi Meeus (BORA-hansgrohe), Gerben Thijssen (Intermarché-Wanty), Casper van Uden (Team dsm-firmenich PostNL) ou Magnus Cort (Uno-X Mobility).

As equipas participantes são: WorldTeams: Alpecin-Deceuninck (Bélgica), Arkea-B&B Hotels (França), Astana Qazaqstan Team (Cazaquistão), BORA-hansgrohe (Alemanha), EF Education-EasyPost (EUA), Groupama-FDJ (França), INEOS Grenadiers (Reino Unido), Intermarché-Wanty (Bélgica), Lidl-Trek (EUA), Soudal Quick-Step (Bélgica), Team dsm-firmenich PostNL (Países Baixos), Team Visma | Lease a Bike (Países Baixos) e UAE Team Emirates (Emirados Árabes Unidos).

ProTeams: Caja Rural-Seguros RGA (Espanha), Tudor Pro Cycling (Suíça) e Uno-X Pro Cycling Team (Noruega).

Equipas Continentais: ABTF Betão-Feirense (Portugal), AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense (Portugal), Aviludo-Louletano-Loulé Concelho (Portugal), Credibom-LA Alumínios-Marcos Car (Portugal), Efapel Cycling (Portugal), Kelly-Simoldes-UDO (Portugal), Rádio Popular-Paredes-Boavista (Portugal), Sabgal-Anicolor (Portugal) e Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua (Portugal).

O percurso da Volta ao Algarve mantém as caraterísticas que o tornam apelativo para época do ano em que se realiza, oferecendo oportunidades para sprinters, trepadores e contrarrelogistas, assim como o ensejo de as equipas prepararem, numa competição de alto nível, os automatismos que as poderão levar ao sucesso no decorrer da temporada.

Portimão acolhe a partida da competição, sendo local de apresentação das equipas e de arranque dos 200,8 quilómetros que levarão a caravana até Lagos, onde se espera uma discussão ao sprint. A segunda etapa parte de Lagoa e chega, depois de percorridos 171,9 quilómetros, ao alto da Fóia. A fase final da tirada, com passagem pela íngreme subida da Pomba e com uma meta volante bonificado já depois de Monchique e em plena subida para a meta, promete agitação.

Os velocistas deverão ter nova oportunidade na terceira etapa, 192,2 quilómetros a percorrer entre Vila Real de Santo António e Tavira, numa volta de um dia ao extremo leste do Sotavento e à paisagem do Guadiana.

A grande novidade da 50ª edição surge ao quarto dia. Trata-se de um inédito contrarrelógio de 22 quilómetros, com partida da Marina de Albufeira e chegada junto aos Paços do Concelho da mesma cidade. A corrida termina com a sempre aguardada etapa com final no alto do Malhão. Desta vez terá 165,8 quilómetros, com partida em Faro.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.