Quarta-feira 17 de Abril de 2024

Golaço de Galeno deu avanço ao FC Porto na Liga dos Campeões

20240221_FCP_Arsenal_118

José Pedro Gonçalves / JDM

Galeno, que foi o herói portista no encontro que o FC Porto disputou contra o Arsenal, a contar para a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, obteve o golo do triunfo nos últimos segundos, na fase de compensação.

Com uma tentativa de entrada inicial para dominar, depressa os portistas perceberam que a formação britânica não estava na disposição de se resignar a um mero parceiro, ainda que ambas as equipas tenham apresentado apostas diferentes para chegar ao triunfo.

20240221_FCP_Arsenal_102

José Pedro Gonçalves / JDM

20240221_FCP_Arsenal_105

José Pedro Gonçalves / JDM

20240221_FCP_Arsenal_103

José Pedro Gonçalves / JDM

Sérgio Conceição apresentou-se com um sistema de 4x2x3x1 para tentar contornar o clássico 4x3x3 dos britânicos, o que melhor serve quem joga fora, mas não teve grande êxito porquanto, nas contas finais, os forasteiros tiveram 65/35% de posse de bola, numa partida em que apenas foram feitos 6-5 remates, dos quais apenas 2-0 para a baliza, sendo um deles o do golo e outro de uma bola que o mesmo Galeno mandou à trave para, na sequência, rematar ao lado na recarga.

Foi um encontro bastante “atlético”, com o Arsenal a apresentar-se mais coeso e com o FC Porto a andar a um ritmo mais elevado mas sem obter vantagens preciosas, face ao tacticismo britânico, tendo sido preciso uma falta de atenção e ou imprecisão do guardião Raya (espanhol do Arsenal), que sofreu um golo em cima dos segundos finais e, pelo menos, com meia culpa, porquanto estava mal colocado na baliza (muito adiantado) e não calculou o arco que a bola fez para entrar ao segundo poste, depois de um remate em cheio, pleno de técnica de um estoico Galeno, a resolver com alguma felicidade, o que faz parte do jogo.

Agora é esperar pelo jogo da segunda mão, em 12 de março, para se saber que beneficiará do apuramento para os quartos de final, sendo certo que não vai ser fácil para qualquer das equipas, que jogarão em casa do Arsenal, em Londres.

Até lá, o FC Porto terá de defrontar (domingo) o Gil Vicente (em Barcelos) e receber o Benfica (semana seguinte), mais dois jogos capitais para a Liga Betclic.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.