Domingo 28 de Abril de 2024

Portugal conheceu os adversários no acesso ao Euro-2025 de Futebol Feminino

O sorteio da fase de grupos da edição 2024/25 da Liga das Nações Feminina realizou-se, esta terça-feira, em Nyon, e ditou que Portugal terá pela frente as seleções de Bósnia e Herzegovina, Irlanda do Norte e Malta.

Recorde-se que esta prova terá interferência direta no apuramento para o Campeonato da Europa Feminino de 2025, cuja fase final irá realizar-se na Suíça.

FPF-LigaNações-F-05-03-2024Numa cerimónia que contou com as presenças do Selecionador Nacional, Francisco Neto, da Diretora da FPF, Mónica Jorge, e do Team Manager da equipa, José Lima, as ‘Navegadoras’ ficaram a conhecer as adversárias na primeira fase da Liga das Nações, que se realizará nos meses de abril, junho e julho de 2024.

Os grupos da Divisão B, onde está inserido Portugal, ficaram ordenados do seguinte modo:

Divisão B

Grupo 1: Suíça, Hungria, Turquia e Azerbaijão

Grupo 2: Escócia, Sérvia, Eslováquia e Israel

Grupo 3: Portugal, Bósnia e Herzegovina, Irlanda do Norte e Malta

Grupo 4: País de Gales, Croácia, Ucrânia e Kosovo

Os jogos vão disputar-se a duas voltas entre abril e julho. Os vencedores de cada grupo da Divisão B ascendem à Divisão A da Liga das Nações. Os últimos classificados, bem como o pior terceiro classificado, são despromovidos à Divisão C.

Para Portugal chegar à fase final do Euro-2025, terá de ultrapassar dois play-offs, que se seguirão às seis jornadas da fase de grupos da Liga das Nações.

Só os dois primeiros classificados dos quatro grupos da Divisão A garantem automaticamente a presença na fase final do Euro-2025, juntando-se à anfitriã Suíça. Os sete postos restantes vão ser definidos via play-off.

Os quatro vencedores dos grupos da Divisão B e os dois melhores segundos vão defrontar os restantes segundos e os quatro terceiros classificados da Divisão B num play-off. Por seu turno, os terceiros e quartos classificados da Divisão A vão defrontar os primeiros da Divisão C, bem como os três melhores segundos.

Os vencedores da primeira ronda do play-off, marcada para outubro, avançam para um segundo play-off, a disputar no final de novembro e início de dezembro. Os sete vencedores desta última eliminatória avançam para o Europeu, perfazendo as 16 vagas.

Calendário de acesso ao Euro-2025: Fase de grupos da Liga das Nações 2024/25: 3–9 abril 2024 (Rondas 1 e 2); 29 maio-4 junho 2024 (Rondas 3 e 4), 10-16 julho 2024 (Rondas 5 e 6)

Sorteio dos Play-offs: 19 Julho de 2024

Play-off 1 (2 mãos): 23–29 Outubro 2024

Play-off 2 (2 mãos): 27 Novembro–3 Dezembro 2024

Sorteio da Fase Final: 16 Dezembro 2024

Fase final: 2–27 Julho 2025 (Suíça)

Para Francisco Neto, selecionador nacional, presente no sorteio, “os sorteios no contexto europeu são sempre complicados, porque as equipas são fortes. A verdade é que temos que assumir a nossa responsabilidade. Olhando para o ranking, dois dos nossos adversários são cabeças de série nos respetivos potes – Irlanda do Norte e Malta. A Irlanda do Norte esteve no último Europeu. No entanto, se estivermos ao nosso nível, temos todas as condições para nos apurarmos para os play-off e garantir também, neste primeiro semestre, a subida à Divisão A, que é o espaço onde achamos que temos de estar”.

“Quanto á Bósnia, esteve na luta pela subida à Divisão A, foi ao play-off com uma poderosa Suécia. É uma equipa sempre competitiva, temos uma jogadora dessa seleção no Sporting de Braga, a Melisa Hasanbegovic. Vai ser giro o confronto dela com as colegas. Esta é uma equipa que tem vindo a crescer, a prova disso é o lugar em que está no pote 2 da Divisão B. A deslocação à Bósnia será certamente difícil.”

Sobre a Irlanda do Norte, “é uma equipa que esteve no último Europeu, muito competitiva. Tem jogadoras que representam clubes em Inglaterra. Está numa fase de se reencontrar outra vez depois da ida ao Europeu. O apuramento para o Campeonato do Mundo não lhes correu bem, mas a verdade é que é uma equipa sempre competitiva e agressiva, que privilegia a parte física do jogo. Jogámos contra elas nos últimos anos e foi isso que encontrámos.

“No que respeita a Malta, ”está a afirmar-se no panorama da Divisão B. É uma equipa com algumas jogadoras espalhadas entre Malta, Grécia e Itália. Estão a fazer o trajeto que a jogadora portuguesa fez há uns anos. Será uma equipa que, em sua casa, será difícil. Se formos jogar lá em junho ou julho, poderemos apanhar temperaturas muito altas, muito calor. Só mais tarde [esta noite ou na quarta-feira de manhã] teremos o calendário definitivo.”

Certo é que, ”acima de tudo, temos de respeitar todos os adversários, sabendo qual é o nosso grande objetivo, que é ir ao Campeonato da Europa e regressar à Divisão A. Não termos deslocações grandes foi positivo, mas importante mesmo é a concretização do nosso objetivo. Porque somos equipa do Pote 1, porque estivemos nos dois últimos Europeus e no último Mundial, podemos assumir o favoritismo. Também já assumimos que o resultado na Liga das Nações não foi o que queríamos e estamos empenhados em ascender à liga principal. Depois vamos lutar por boas condições no play-off, porque queremos voltar ao Campeonato da Europa”.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.