Segunda-feira 29 de Abril de 2024

Eliana Bandeira conquistou medalha de bronze na Taça da Europa de Lançamentos

Eliana Bandeira conquistou, este sábado, a medalha de bronze na Taça da Europa de Lançamentos, que decorre em Leiria, num concurso muito disputado, no qual a também portuguesa e vencedora em 2023, Jéssica Inchude, ficou na quarta posição.

Atl-TaçaEuropaLançamentos-09-03-2024Numa primeira jornada da competição marcada por condições meteorológicas muito adversas, que obrigaram os atletas a adaptar-se às condições rigorosas e a organização a interromper algumas das provas, com oficiais sempre prontos para garantir as condições competitivas, foi preciso esperar pela tarde para que Portugal pudesse subir ao pódio.

Foi preciso esperar até ao último lançamento para se definirem os lugares de pódio, que oscilaram entre a alemã Julia Ritter (2ª classificada com 18,16 metros), a holandesa Jessica Shilder (1ª classificada com 18,22 metros), as portuguesas Eliana Bandeira (3ª classificada, com 17,53 metros) e Jéssica Inchude, vencedora no ano passado e este ano quarta classificada, com 17,53 metros como melhor marca.

No final, Eliana Bandeira mostrou-se satisfeita com a medalha tendo referido que “uma medalha é sempre uma medalha e deve ser honrada como tal, particularmente em representação de Portugal, que é sempre um orgulho. Embora não tenha ficado satisfeita com a marca, a medalha acabou por ser um impulso, uma motivação a mais, uma semana depois dos mundiais universitários, que não correram tão bem e conseguida em condições tão adversas para todos. Por isso, estou contente pela medalha e por representar Portugal, que, repito, é sempre um motivo de grande orgulho.”

Destaque ainda para a sub-23 Marta Trovoada, que bateu o seu recorde pessoal no lançamento do dardo, fixando-o em 49,96 metros, classificando-se na sexta posição. A prova foi ganha pela francesa Jade Maraval, com um lançamento de 55,07 metros ao segundo ensaio, a sua melhor marca nesta temporada.

Na final B do lançamento do peso sub-23, Raquel Gomes fez a estreia nesta competição com recorde pessoal ao terceiro ensaio, colocando o engenho a 11,69 metros, marca que a classificou no 13º lugar entre as duas eliminatórias, sétima na sua. Venceu a polaca Zuzanna Maslana, com 17,08 metros. A fechar a jornada a portuguesa competiu no lançamento do disco sub-23, terminando na 16ª posição, com 41,77 metros.

Cláudia Ferreira classificou-se na 6ª posição na final B do lançamento do dardo, com a marca de 52,04 metros, 15ª entre as duas finais, numa prova ganha pela norueguesa Marie-Therese Obst, que se tornou na líder europeia do ano na disciplina, com a marca de 61,69 metros.

Uma forte chuvada acompanhada de granizo e trovoada colocou os atletas à prova em condições muito difíceis, nas quais o também sub-23, Francisco Calhau não conseguiu realizar um ensaio válido no lançamento do martelo, numa prova que chegou a ser interrompida por questões técnicas. Venceu o polaco Dawid Pilat, com a marca de 71,62 metros, a sua melhor nesta temporada.

Para Rúben Antunes, que disputou a final B sénior do lançamento do martelo, as condições meteorológicas não deram tréguas, com o português na sétima posição, depois de ter estado na segunda, no segundo ensaio, com um lançamento de 70,27 metros. Retomada a competição, ainda com a chuva a impor-se, Rúben Antunes manteve a sétima posição da sua final, sendo 18º no total das duas finais, competição ganha pelo ucraniano Mykhaylo Kokhan, com a marca de 78,13 metros, a sua melhor nesta temporada.

O português Edujose Lima, na final B do lançamento do disco masculino, conseguiu, ao segundo ensaio, o seu melhor lançamento no concurso, que atingiu os 53,33 metros, classificando o atleta na sétima posição.

Este domingo, a competição começa às 9h30, com transmissão em direto no canal de Youtube da European Athletics: https://www.youtube.com/@EuropeanAthletics/streams.

Os portugueses entram em ação a partir das 10h00, com Catarina Flor a disputar o lançamento do martelo sub-23. Mariana Pestana disputa o lançamento do martelo; e, da parte da tarde, às 15h25, Leandro Ramos luta pelas medalhas no dardo; com Liliana Cá e Irina Rodrigues a disputarem o lançamento do disco às 16h50. A participação portuguesa termina com a prestação de João Fernandes, a partir das 17h25, no lançamento do martelo sub-23.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.