Sábado 27 de Abril de 2024

Um milhar de alunos a correr em Setúbal

 Corta-mato Nacional Escolar _Setúbal 2024

Desporto Escolar

A cidade de Setúbal foi o palco de uma das mais emblemáticas provas desportivas do Desporto Escolar – Corta-Mato Nacional Escolar, realizado no dia 9 de março, no Parque da Várzea, tendo participado cerca de 1000 alunos, acompanhados por 300 professores, representantes das coordenações regionais do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e ainda das regiões autónomas dos Açores.

Estes alunos apuraram-se ao longo das centenas de competições realizadas, de norte a sul do país, nas fases de Escola, Locais e Regionais, nas quais participaram um universo de aproximadamente 220.000 alunos participantes.

Corta -Mato Nacional Escolar 2024Esta edição de 2024, começou no dia 8 de março, com a recepção das comitivas vindas de todas as regiões e com a cerimónia de abertura, que se realizou pelas 21h15, no Pavilhão Antoine Velge (do Vitória FC), o qual se encheu de alegria, cor, música e excecionais coreografias que entusiasmaram, alunos, professores, familiares e entidades convidadas e representativas do Município de Setúbal, da Educação, do Desporto e da comunidade local.

Um dos momentos mais importantes deste evento , aconteceu com todos os presentes a cantarem o hino nacional, enchendo o pavilhão de um brio patriótico absolutamente arrepiante, ao que se seguiu as intervenções protocolares do Diretor-Geral da Educação, Pedro Cunha e do Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, os quais destacaram a importância do Desporto Escolar, a parceria assumida entre as partes para que esta competição desportiva ocorresse nesta cidade e ainda, o papel extraordinário levado a cabo pelas Escolas e pelos professores em rol do Desporto Escolar.

No dia 09 de março, sábado, decorreu a competição propriamente dita. Apesar do dia ter amanhecido com condições climatéricas adversas, a prova acabou por se realizar com a chuva a dar tréguas aos participantes.. As competições começaram por volta das 10h00, com as competições nos géneros masculino e feminino e na categoria de Limitações Funcionais, do escalão de infantis B, ao que se seguiram as competições de iniciados e de juvenis. Em todas as provas, os alunos participantes evidenciaram grande capacidade de entrega e elevada qualidade competitiva e foi notório, entre todos, o espírito desportivo, de ética e fair play. De destacar ainda a presença na cerimónia de entrega de prémios, de inúmeras personalidades representativas da autarquia, com destaque para o Presidente da Câmara Municipal de Setúbal e dos vereadores do Desporto e da Educação, que fizeram questão de participar em todas os momentos protocolares desta cerimónia, tendo estes sido acompanhados por representantes da União de Freguesias de Setúbal e da Junta de Freguesia de S. Sebastião. Estiveram presentes também os representantes do Ministério da Educação, José Carlos Sousa (DGE), Pedro Florêncio (DGEstE) e ainda das coordenações regionais e locais do Desporto Escolar.

O Corta-mato Nacional Escolar foi uma organização da Direção-Geral da Educação e da Direção-Geral dos Estabelecimento Escolares, através da estrutura do Desporto Escolar, contando com uma complexa preparação que envolveu mais de 200 professores, de cerca de 100 alunos voluntários e muitas centenas de funcionários dos agrupamentos de escolas que receberam os alunos participantes. A edição de 2024, contou ainda com o precioso apoio da Câmara Municipal de Setúbal, das autoridades de segurança e de proteção civil do concelho. Terminado o Corta-mato Nacional Escolar, a organização considera que foram cumpridos os objetivos e que o balanço é extremamente positivo, a todos os níveis.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.