Sexta-feira 03 de Maio de 2024

Thomas Silva “subiu” à Torre de Menagem do Castelo de Beja.

Ciclismo-VoltaAlentejana-20-03-2024

Volta Alentejo

O uruguaio Thomas Silva (Caja Rural-Seguros RGA) venceu, esta quarta-feira, a primeira etapa da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola, impondo-se em Beja, depois de percorridos 168 quilómetros, desde Castro Verde.

A etapa, disputada a alta velocidade, ficou marcada por algumas quedas, a última já dentro do quilómetro final. Imunes aos acidentes, os homens da Caja Rural-Seguros-RGA fizeram a dobradinha. Thomas Silva foi o primeiro a cruzar a meta, logo seguido pelo colega de equipa Iúri Leitão, a 2 segundos. O terceiro foi Rafael Reis (Sabgal-Anicolor), com o mesmo tempo de Leitão.

Com as bonificações, Thomas Silva partirá para a segunda etapa com 6 segundos de vantagem sobre Iúri Leitão e com 8 segundos à melhor sobre Rafael Reis. O uruguaio é também o primeiro na classificação por pontos e na geral da montanha, uma vez que a chegada, em subida, estava catalogada como prémio de montanha de quarta categoria. O melhor sub-23 é Dario Lillo (Suíça). A Caja Rural-Seguros RGA comanda por equipas.

Uma fuga de nove corredores, iniciada ao quilómetro 13, marcou a fase inicial da corrida. Os mais adiantados chegaram a ter uma vantagem superior a oito minutos. O pelotão acordou a tempo e as forças na frente também foram faltando. À medida que o pelotão se aproximava, a frente de corrida ia perdendo elementos. A absorção aconteceu a 10 quilómetros da chegada. Numa aproximação acidentada, deram-se algumas quedas, nada que impedisse a materialização da superioridade da única ProTeam do pelotão.

Thomas Silva mostrou-se “muito feliz pela vitória, que deu corpo ao magnifico trabalho da equipa. Se posso ganhar a volta? Vamos dia-a-dia, mas tudo farei para isso”.

Nesta quinta-feira corre-se a segunda etapa, 180,9 quilómetros, entre a Vidigueira e Grândola. Numa viagem quase totalmente plana, a única dificuldade montanhosa do dia, de terceira categoria, está colocada a 9,4 quilómetros da meta.

Ciclismo-TelmoPinão-20-03-2024

CPP

Telmo Pinão foi 11º na estreia no mundial de Paraciclismo de pista

Telmo Pinão estreou-se esta quarta-feira no Campeonato do Mundo de Paraciclismo de Pista, que está a decorrer no Rio de Janeiro, no Brasil, com um 11º lugar na disciplina de perseguição individual.

O paraciclista luso, que competiu na classe C2, terminou os três quilómetros da perseguição individual em 4m02s, com o 11º melhor tempo da qualificação, insuficiente para disputar a final. Ficou a 35,6s do melhor registo, conseguido pelo francês Alexandre Léauté.

“Foi um bom resultado para o Telmo, que excedeu um pouco a expetativa e amealhou pontos importantes para a qualificação para os Jogos Paralímpicos. Arriscou para tentar ficar nos dez primeiros e terminou em 11º”, explicou José Marques, selecionador nacional de paracilismo.

Telmo Pinão vai continuar a representar a Seleção Nacional no Campeonato do Mundo de Paraciclismo ao longo dos próximos dias. Esta quinta-feira, o paraciclismo português vai entrar em prova no scratch (qualificação) e no lançamento dos 200m, prova específica para a classificação do omnium.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.