Sábado 27 de Abril de 2024

Polónia, Roménia e Israel na qualificação do europeu de Andebol’2026 com Portugal

Andebol-Europeu2026--21-03-2024Os Lusos vão disputar a fase de qualificação do EHF Euro 2026 contra Polónia, Roménia e Israel como ditou o sorteio realizado em Copenhaga, que contou com a ajuda de quatro antigos jogadores de andebol, como o norueguês Havard Tvedten, o sueco Ljubomir Vranjes, bem como os antigos jogadores dinamarqueses Thomas Mogensen e Lars Christiansen.

O sorteio decorreu nesta quinta-feira, em Copenhaga, no que será a 17ª edição do Campeonato da Europa, naquela que poderá ser a quarta participação consecutiva de Portugal.

Paulo Pereira, selecionador nacional, analisou o Grupo 8 e enalteceu ainda a presença dos Heróis do Mar no primeiro pote, tendo referido que “gostaria de ressalvar que Portugal se encontra, mais uma vez, no Pote 1 tendo em conta a performance nas competições anteriores, que tem sido mais ou menos recorrente, o que nos posiciona da melhor forma no sorteio. A Polónia é uma equipa forte, a Roménia trocou de treinador recentemente e está numa fase de renovação e Israel que já conhecemos. Teoricamente é um grupo que nos permite aceder ao EHF Euro 2026. Portanto, agora vamos trabalhar da mesma maneira como até aqui e depois vamos ver como as coisas correm, mas não há sorteios bons ou maus, vamos preparar os jogos seriamente para, mais uma vez, estarmos noutro Europeu”.

Neste EHF Euro 2026 Qualifiers, 32 equipas lutarão por 20 vagas disponíveis, uma vez que serão divididas em oito grupos de quatro equipas cada, onde os dois primeiros classificados garantem um lugar no Torneio Final, assim como os quatro melhores terceiros classificados.

Andebol-Europeu2026-21-03-2024Esta classificação inclui apenas os resultados dos quatro jogos das equipas terceiras classificadas contra as duas equipas classificadas em primeiro e segundo lugar do grupo. Os resultados dos dois jogos contra as equipas classificadas em quarto lugar no grupo não serão considerados.

As equipas foram divididas em quatro potes, de acordo com a respetiva classificação das equipas nacionais masculinas da EHF onde Portugal se encontra na primeira parte da tabela, no Pote 1.

As Qualificações para o EHF Euro 2026 serão disputadas em três períodos de dois jogos cada (seis rondas), uma vez que o calendário de jogos se baseia em quatro equipas por grupo.

O primeiro jogo desta fase de qualificação terá lugar a 6 ou 7 de novembro deste ano, decorrendo os restantes até 11 de maio de 2025.

Dinamarca, Suécia e Noruega serão as anfitriãs do Men’s EHF Euro 2026, que contará com 24 equipas, as três nações organizadoras, bem como a França – atual campeã da Europa – estão diretamente qualificadas para o torneio final e irão competir no EHF Euro Cup 2026.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.