Domingo 28 de Abril de 2024

Final Four da Taça de Portugal de Voleibol neste fim-de-semana em Viana do Castelo

As meias-finais e as finais da Taça de Portugal (feminina e masculina) de Voleibol vão voltar a Viana do Castelo, para ali se decidirem quais os novos ou repetentes campeões da presente época de 2023/2024.

Voleibol-TaçaPortugal-Geral-21-03-2024

FPVoleibol

A reunião com a Imprensa contou com a presença dos treinadores e das capitãs das equipas de seniores femininos que, neste fim-de-semana, disputarão o direito a erguer o troféu da prova-rainha do Voleibol nacional.

A propósito, Luís Nobre, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, referiu que “sejam bem-vindos. Estas competições de Voleibol são momentos importantes para promover a cidade, o desenvolvimento do desporto, sobretudo do Voleibol, no concelho e para dar ainda mais visibilidade ao grande crescimento do Voleibol feminino num evento que tem muito potencial para mobilizar os concidadãos, sobretudo os mais jovens, para a prática desportiva saudável. No Município, o desporto é visto como um fator de união, de partilha, de construção de melhores cidadãos. Agradeço à Federação, na pessoa do Leonel Salgueiro, alguém que muito tem contribuído para o crescimento do Voleibol em Viana do Castelo, por continuar a acreditar em Viana para promover a modalidade através de competições de tal magnitude.

Vai ser um fim-de-semana excelente em termos desportivos e desejamos que todos regressem a casa com a sensação de que foi uma experiência positiva e pensem em voltar a Viana “.

Para Leonel Salgueiro, Director Técnico Nacional, “em nome da Federação, gostaria de agradecer a parceria de muitos anos que a autarquia mantém connosco, recordando que são já três os anos em que realizamos as Finais 4 com este formato, envolvendo femininos e masculinos.

Para além de ter cinco clubes com expressão no Voleibol, que movimentam centenas de jovens, Viana do Castelo tem infraestruturas desportivas e hoteleiras com condições ideais para a organização de competições de enorme importância como as finais da Taça de Portugal.

Aproveito para anunciar que vamos ter jogos das seleções nacionais em Santo Tirso, Barcelos e Loulé, pois queremos que os municípios, à semelhança de Viana, invistam mais um pouco e ajudem a promover a prática do Voleibol e do desporto.

Às equipas, gostaria de dar os parabéns por terem chegado a esta Final; pela nossa parte, fizemos tudo para que possam usufruir das melhores condições.

Vamos utilizar o Video Challenger, para auxiliar os árbitros e para dar às equipas em momentos mais expressivos mais conforto e segurança na verdade desportiva. Boa sorte a todos “.

Hélder Andrade, Treinador do Vitória Guimarães, salientou que “estou muito contente por estar em Viana. É uma cidade que me diz muito, passei aqui em Verão muito importante para a minha carreira. Estamos ansiosos por começar a competir e completamente focados no jogo com o Benfica, que têm sido sempre difíceis e exigentes esta época. São jogos de mata-mata e a nossa preparação foi feita nesse sentido. Este momento é muito importante para o clube e espero que os adeptos encham o pavilhão para verem o que há de melhor no Voleibol feminino e como este tem crescido “.

Rui Moreira, Treinador do Benfica:

“É muito importante para o clube estarmos pela primeira vez numa fase final da Taça de Portugal disputada neste formato, que promove o Voleibol feminino e masculino.

Em femininos, o Benfica já não estava numa final há 50 anos e há muita vontade de erguer o troféu. Temos de defrontar amanhã um adversário muito difícil, mas apesar de os últimos resultados não terem sido muito positivos, estamos bem preparados para disputar esta Final 4″.

Fernanda Silva, Capitã do Benfica:

“Estamos muito contentes, pois há muitos anos que o clube não estava numa fase final da Taça.

É uma competição muito importante e estamos focadas no jogo de amanhã e confiantes num bom resultado.

O Vitória é uma equipa que defende bem e joga de forma inteligente. Para contrariar esses argumentos, temos de desenvolver ataques mais fortes e sermos consistentes até final “.

Rui Costa, Treinador do Sporting:

“A realidade do Voleibol feminino atrai cada vez mais pessoas aos pavilhões, mas, infelizmente, nem todos os municípios do País tem a visão de Viana.

Não estamos no nosso melhor ano e vamos defrontar uma equipa muito sólida e que já nos venceu, mas estamos conscientes dos nossos objectivos. Há quatro anos que estamos presentes nestes momentos decisivos e vamos fazer tudo para conquistar novamente o troféu“.

Esta é uma prova diferente, a eliminar, que todos gostam de disputar e vamos encontrar amanhã um adversário com quem tivemos bons duelos esta época. O campeonato nacional de Voleibol feminino é o mais competitivo do País “.

Mário Martins, Treinador do PV2014/C. Efanor:

“Para nós, técnicos e atletas, é um privilégio jogar estes momentos de decisão, que são sempre fatores grandes de crescimento. É ainda mais importante porque somos um projecto desportivo inserido num colégio e a mensagem que passamos para a comunidade de estudantes é que o desporto é uma parte importante do crescimento dos jovens.

Esta Final 4 não vai ter surpresas, simplesmente porque qualquer equipa pode erguer o troféu. Vamos todos tentar ganhar, pois todos mostrámos competência para estar aqui “.

Voleibol-TaçaPortugal-21-03-2024

FPVoleibol

Todos os jogos têm transmissão televisiva em direto na Sport TV.

Final 4 da Taça de Portugal – femininos

22.03.2024

18h00 – Vitória SC x SL Benfica

Árbitros: 1.º Rui Reis (AVL) e 2.º Nuno Teixeira (AVB)

21h00 – PV 2014/Colégio Efanor x Sporting

Árbitros: 1.º Sofia Costa (AVL) e 2.º Ricardo Ferreira (AVP)

23.03.2024

21h00 – Final

Voleibol-TaçaPortugal-M-21-03-2024

FPVoleibol

Árbitros: 1.º Luís Meireles (AVP) e 2.º José Caramez (AVP)

Na época passada, as Finais 4 da Taça de Portugal de masculinos e de femininos também foram disputadas em simultâneo, em Março, e tendo por palco Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto 2023.

A equipa do Sporting Clube de Portugal ergueu o troféu da Taça de Portugal – Femininos, repetindo um gesto a que já não estava habituada desde 1986, e somou o seu terceiro triunfo na prova-rainha do Voleibol nacional.

Na final, as leoas de Alvalade superaram a AJM/FC Porto, bicampeã nacional em título, pela margem mínima (3-2: 25-22, 23-25, 23-25, 25-17 e 15-13).

O Leixões é o clube com mais troféus em femininos, dez, mais dois que o Castêlo da Maia.

Vencedores das 51 edições: Leixões SC (10); Castêlo da Maia GC (8); Boavista FC (7); CD Ribeirense e CA Trofa (4); Atlético CP e Sporting CP (3); Porto Vólei, AVC Famalicão, SL Benfica e AJM/FC Porto (2), Rosário Vólei, CS Madeira, CDUP e CR Estrelas da Avenida (1).

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.