Terça-feira 23 de Maio de 0636

Djibrilo Iafa ganhou medalha de prata no GPrix Judo Antalya

CPP-Judo-04-04-2024

CPP

Djibrilo Iafa conquistou a medalha de prata da classe -73kg J1 no Grand Prix de Judo Antalya 2024 que decorreu na Turquia.

O judoca paralímpico português foi derrotado na final por Florin Bologa, da Roménia.

Rúben Gonçalves foi sétimo classificado em -73kg J2 e Miguel Vieira concluiu a sua participação na prova com o nono lugar em -60kg J1.

Medidas de Apoio à Carreira Ativa e ao Pós-Carreira

Entretanto e de acordo com a informação veiculada pelo Comité Paralímpico de Portugal, foi publicada a 19 de janeiro a Lei nº 13/2024, que revogou o capítulo IX do Decreto-Lei nº 272/2009, de 1 de outubro.

Esta lei, retificada posteriormente a 19 de fevereiro de 2024, vem reforçar um conjunto de medidas sociais de apoio aos praticantes desportivos de alto rendimento tanto no decurso da carreira desportiva, reconhecendo a exigência e o impacto da preparação desportiva, como no termo de carreira desportiva, ampliando condições para uma transição de carreira do praticante que outrora representou o país em elevado nível internacional.

Importa referir a definição de “termo da carreira de alto rendimento”, que está estabelecido no Decreto-Lei n.º 272/2009, de 1 de outubro, como “a data a partir da qual o praticante deixou de reunir condições para obter resultados desportivos de alto nível suscetíveis de fundamentar a sua manutenção neste regime, a qual é certificada, a requerimento do interessado” pelo IPDJ, “ouvida a federação desportiva respetiva”.

A lei agora aprovada prevê seis medidas que visam dar um maior apoio ao praticante de alto rendimento em áreas da vida social, tanto na sua vida desportiva ativa, como aquando do término do seu percurso desportivo, auxiliando-o na transição de carreira, que são as seguintes:

- Emprego Público (carreira ativa e pós-carreira)

- Subvenção Temporária de Reintegração (pós-carreira)

- Subvenção Financeira Complementar para os Atletas de Alto Rendimento Desportivo  (carreira ativa)

- Seguro Social Voluntário (carreira ativa)

- Apoio à Contratação, ao Empreendedorismo e à Criação do próprio Emprego (carreira ativa e pós-carreira)

- Acesso ao Ensino Superior após Termo da Carreira (pós-carreira)

Toda a informação complementar pode ser consultada no site do IPDJ.

CPP-Judo--04-04-2024

CPP

CPP distinguiu Allianz Portugal com Prémio Inclusão

A Allianz Portugal foi distinguida pelo Comité Paralímpico de Portugal com o Prémio Inclusão pelo Desporto.

Um reconhecimento pelo prolongado compromisso para com o desenvolvimento do desporto paralímpico em Portugal, em benefício dos atuais e futuros atletas

© 0636 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.