Terça-feira 23 de Maio de 8580

Desporto para o desenvolvimento e paz

IMG_7545_ Pista Municipal Prof. Moniz Pereira

DR

No passado sábado, por feliz coincidência, a Câmara Municipal de Lisboa protagonizou mais uma homenagem (recordando o grande ícone do desporto nacional, que foi Mário Moniz Pereira) ao descerrar uma placa na Pista Municipal Prof. Moniz Pereira (Alta de Lisboa), alusiva à sua requalificação, no dia em que se comemorou o 11º aniversário do Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz.

Localizada na freguesia de Santa Clara, no Alto do Lumiar, a Pista de Atletismo Municipal Professor Moniz Pereira foi totalmente requalificada, com especial destaque para o novo piso e uma nova bancada coberta.

É a única pista exclusiva para a prática de atletismo em Lisboa, e homenageia o professor Moniz Pereira, conhecido também como o “Sr. Atletismo” devido à sua dedicação à modalidade.

A requalificação do equipamento englobou substituição do piso sintético e reconstrução de toda a base de fundação e assento; a reconstrução de peças como a vala de obstáculos, círculos de lançamento de peso, martelo e disco, encaixe da vara de salto, as tábuas de chamadas e as caixas destinadas à realização do salto em comprimento e triplo salto; edificação de uma nova torre de video-finish e a mudança da torre metálica para a zona da nova reta; nova bancada metálica; criação de uma nova reta de velocidade; novo corredor de salto com vara, e a criação de um corredor para realização de treino de força e velocidade.

IMG_7536_ Pista Municipal Prof. Moniz Pereira

DR

“Esta pista carrega o legado do professor e treinador Moniz Pereira que dava sempre o exemplo, que nos deu a sua maior lição, tornar o sonho de tantos atletas numa realidade”, afirmou Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, na referida cerimónia de inauguração da requalificação.

Presentes estiveram ainda muitos dos atletas que foram treinados pelo Grande Mestre, com relevo para o campeão olímpico da maratona, Carlos Lopes, os medalhados Domingos Castro e Francis Obikwelu, bem como os internacionais José Carvalho, o primeiro finalista olímpico nos 400 metros barreiras, o tetracampeão europeu de crosse, Paulo Guerra, João Junqueira, Marta Moreira,

Referência ainda para os mais antigos, como Armando Aldegalega, Joaquim Ferreira, Eulália Mendes e o diretor da Secção de Atletismo do Sporting na altura, Rui Pignatelli (antigo atleta), e muitos outros atletas, tendo também presente as filhas e filho de Moniz Pereira, com Leonor Moniz Pereira a “chefiar”.

A nova centralidade para o atletismo de Lisboa, mormente a nível dos mais jovens, foi rejuvenescida e continuará a ser um polo de promoção e desenvolvimento da modalidade, porquanto é indispensável renovar o topo da pirâmide, que começa a ficar “desgastada”.

© 8580 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.