Segunda-feira 27 de Maio de 2024

Fundação do Futebol e Liga Portugal lançam campanha “Marca a Falta de Respeito”

A Fundação do Futebol e a Liga Portugal lançam a campanha “Marca a Falta de Respeito”, iniciativa destinada a inspirar e sensibilizar os adeptos para os bons valores do futebol e de uma sociedade inclusiva e respeitadora.

liga portugal 2024O arranque da campanha deu-se na data coincidindo com o Dia Internacional dos Direitos Humanos, unindo todas as equipas em torno da mensagem central de respeito pelo jogo, pela diversidade e pela diferença.

Agora, alinhando pelo Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, torna-se imperativo relembrar a todos que, sem respeito, o Futebol perde o seu verdadeiro valor, pelo que esta campanha procura também destacar o papel central do Adepto, enfatizando o seu contributo fundamental para o espetáculo desportivo, afinal o propósito do mote lançado pela Liga Portugal no início da presente época: ‘O Futebol és Tu’.

Para reforçar o combate a atitudes negativas, é agora lançada uma plataforma de denúncia para atos de ódio, intolerância, xenofobia, racismo e violência, incentivando a participação ativa do público na promoção de um ambiente desportivo de respeito e mais positivo, numa ação que envolve parceiros institucionais como Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD), Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e Sindicato de Jogadores.

A Liga Portugal e os seus parceiros pretendem, assim, agir contra a falta de respeito, fomentando ao mesmo tempo uma onda de consciencialização, encorajando comportamentos positivos e a importância da integridade e do Fair Play.

Todas as campanhas são positivas desde que, a determinado momento, haja possibilidade de aferir – e divulgar publicamente – os resultados que se propunha alcançar. Caso contrário, apesar da iniciativa servir os interesses globais do desporto (para o caso o Futebol), poderá não haver feedback e “arquiva-se” sem resultados palpáveis.

A exemplo de outras lutas – como contra a Manipulação de Resultados no Desporto, tema debatido recentemente pelo Panathlon Clube de Lisboa – resta perceber e saber até que ponto os destinatários da mensagem referida terão capacidade e querer para denunciar eventuais atropelos e ou comportamentos negativos dentro do quadro desenhado pela Liga Portugal.

Na manipulação dos resultados não se conhecem denúncias!

 

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