Sábado 30 de Abril de 8163

Ivo Oliveira e Iúri Leitão com bronze na Taça das Nações e com um pé nos Jogos de Paris

A dupla formada por Ivo Oliveira e Iúri Leitão conquistou a medalha de bronze na prova de Madison da Taça das Nações de Ciclismo de pista, em Milton, Canadá.

COP-Ciclismo-Paris-15-04-2024

COP/UCI

Os ciclistas portugueses somaram 46 pontos, depois de terem pontuado em oito “sprints” e conseguirem dobrar o pelotão uma vez. O ouro foi para os belgas Lindsay de Vylder/Robbe Ghys (67 pontos) e a prata para Yanne Dorenbos/Jan van Schip (50).

Com este resultado, Ivo Oliveira e Iúri Leitão consolidaram a posição de Portugal em zona de qualificação no ranking olímpico, que fechou nesta 3ª e última prova da Taça das Nações.

Iúri Leitão participou também na competição de omnium e foi 5º classificado. O atual campeão do Mundo da disciplina, começou por ser 21º no scratch, somando um ponto. Na corrida tempo, foi 2º e juntou mais 38 pontos. Na eliminação, Iúri Leitão terminou no 8º lugar e totalizou 26 pontos. À entrada para a última prova do omnium, a corrida por pontos, era 9º, com 65 pontos. Capaz de dobrar o pelotão duas vezes (49 pontos) e a pontuar em três “sprints” (7 pontos), Iúri Leitão contabilizou mais 47 pontos, o que lhe deu um total final de 112 e a subida ao 5º lugar da geral, entre 23 concorrentes.

A medalha de ouro foi conquistada pelo britânico Ethan Hayter, com 163 pontos, seguindo-se o japonês Kazushige Kuboki (prata, com 150 pontos) e o francês Benjamin Thomas com o bronze (143 pontos).

Na classificação da Taça das Nações, após três provas (só participou em duas, em Hong Kong e Milton), o campeão do Mundo foi 5º, com 1.080 pontos. Diogo Narciso foi 46º – esteve apenas numa das três etapas, em Adelaide, na Austrália – com 176 pontos.

Maria Martins foi a 9ª classificada na prova de eliminação. Ganhou o ouro Jennifer Valente (EUA), à frente da italiana Letizia Paternoster e da norueguesa Anita Yvone Stenberg. Completaram a prova 23 ciclistas. Na classificação da Taça das Nações, disputadas três provas – Adelaide, Hong Kong e Milton – Maria Martins foi 6ª, com 1.024 pontos.

Daniela Campos terminou o concurso de omnium no 15º lugar, com 48 pontos, tendo a vitória sido da britânica Katie Archibald (131 pontos), o 2º lugar da italiana Letizia Paternoster (111) e o 3º lugar da americana Jennifer Valente (107).

Daniela começou por ser 17ª no scratch (8 pontos), a seguir foi 15ª na corrida tempo (12) e 17ª na eliminação (8). À entrada para a corrida por pontos, Daniela Campos era 20ª (28) e com a volta que conseguiu ganhar ao pelotão somou mais 20 pontos, o que lhe permitiu fechar o omnium no 15º lugar.

 

© 8163 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.