Domingo 23 de Maio de 6134

FC Porto “aflito” ante o Boavista e, jogando em Braga no último encontro, continua “engasgado” na Liga Betclic

A equipa de Sérgio Conceição continua com o “credo na boca”, depois de ter sentido, este domingo, dificuldades ante o Boavista, mas vencendo, aguarda-a uma viagem a Braga para saber se fica no 3º ou desce ao 4º lugar da Liga Betclic.

20240512_fcp_boav_505

José Pedro Gonçalves / JDM

Com a estatística favorável em todos os parâmetros, os portistas viram-se a perder (60’), quando Bruno Lourenço marcou para os boavisteiros, o que não se esperaria dada a supremacia azul e branca, que não atinava com a baliza axadrezada.

Rematando mais (23-3, dos quais 4-2 para a baliza) e tendo mais posse de bola (78/22%), era esperado que as coisas corressem de maneira diferente, o que não aconteceu.

Após o golo do Boavista, a equipa visitante ficou (64’) reduzida a dez jogadores, por expulsão de Pedro Malheiro, o que complicou a vida à turma do Estádio do Puma, o que teve alguma interferência no andamento do jogo, porquanto o FC Porto chegou ao empate pouco tempo depois (81’), com um golo obtido por José Pedro.

Com uma produção muito reduzida de remates para a baliza, os portistas continuaram a não atinar com a pontaria, o que só se verificou (90+8’) quando Taremi (o salvador da pátria portista) marcou o segundo golo e o jogo terminou pouco depois, não dando aso a mais golos.

Com este triunfo, o FC Porto somou 69 pontos, manteve-se no terceiro lugar, mas tem apenas um ponto de vantagem sobre os bracarenses que, jogando em casa, tudo farão para chegar ao triunfo, numa partida que, do ponto de vista de Sérgio Conceição, em que, para garantir o “bronze”, o FC Porto tem de ganhar.

Uma enchente à vista em Braga e aguarda-se um “calor” minhoto muito forte. Quem se salvará?

20240512_slb_arouca_500

Fernando Correia / JDM

No Benfica-Arouca, com supremacia benfiquista nos remates (19-5, dos quais 9-1 para a baliza), a posse de bola ficou a meio caminho para cada uma das equipas (51/49%), em que os visitantes tiveram mais preocupação em não perder por muitos.

Mas Di Maria (25’) e Kokçu (32’), ambos de grande penalidade, começaram a resolver a equação dos golos, para Rafa (42’ e 46’) duplicar e decidir o encontro, chegando a uma paz interior que seria intocável até final, quando Tengstedt (77’) fechou a conta com a “mão de Deus”.

O Gil Vicente recebeu e venceu (2-0) o Farense, num jogo equilibrado, mas com ligeira supremacia dos algarvios, que não tiveram nem arte nem manha para chegar aos golos.

Fujimoto (17’) e Félix Correia (19’) deram o “golpe de mestre” com rapidez e depois foi só gerir até chegar aos 90’.

O Farense dominou nos remates (18-10) mas para a baliza o Gil fez 4-3, de onde resultaram os dois golos, com os algarvios a terem mais posse de bola (51/49%) sem qualquer impacte.

No Casa Pia-Moreirense, os “gansos” voltaram a não ter asas para chegarem a um triunfo, ainda que, embora derrotados (1-0, com um golo de Gonçalo Franco aos 33’), não tem problemas quanto ao manter-se na I Liga.

O Casa Pia teve mais posse de bola (59/41%), fez os mesmos 12 remates do que o Moreirense, equipa que rematou mais para a baliza (5-1), de onde surgiu o golo.

Completada a 33ª jornada da Liga Betclic, as dúvidas sobre quem vai ao playoff de manutenção/descida de divisão vão ser definidas na última ronda (próximo fim-de-semana), estando em jogo o Boavista, Estrela da Amadora e Portimonense, considerando que Vizela e Chaves descem à II Liga, por troca com o Santa Clara e o Nacional, que regressam ao convívio do “grandes”.

Nos marcadores, Gyokeres (Sporting) manteve os 27 golos, contra 21 de Simon Banza (Braga) e 20 de Rafa Mujica (Arouca), que deverão manter o pódio até final, sendo preocupante como é que o Benfica e o FC Porto tenham apenas um jogador (Evanilson e Rafa) na lista dos dez melhores, enquanto o Sporting tem dois (Gyokeres e Paulinho).

O calendário dos jogos da última ronda só será publicado a partir desta segunda ou terça-feira, porquanto há necessidade de emparelhar as equipas consoante a ordem de classificação e, pelo menos, acertar os horários (ao mesmo tempo) no que se relaciona com as equipas (Portimonense, Estrela da Amadora e Boavista) que vão definir quem será o 16º classificado para ir ao play off com o 3º da Liga II.

 

© 6134 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.