Terça-feira 23 de Julho de 2024

Catarina Costa com excelente 5º lugar no mundial de judo

Judo-GSlamKazaquistão-Catarina-16-06-2023Catarina Costa (-48 kg) obteve, este domingo, um resultado de nível na competição em que defrontou a sueca Tara Babulfaith, com a qual perdeu por ippon, depois de ter sido repescada após os quartos de final, a contar para o mundial de judo, que decorre no Azerbaijão.

Catarina iniciou o quadro da sua categoria frente à azeri Leyla Aliyeva do Azerbaijão, que eliminou por ippon. Seguiu-se Chen-Hao Lin (Taipé)) que também venceu por ippon. Nos quartos de final cedeu por wazari frente a Baasankhm Bavuudor (Mongólia). Saiu vencedora também por wazari, na repescagem onde se encontrou com a judoca brasileira Natasha Ferreira.

Na luta pelo Bronze Catarina lutou com a jovem sueca Tara Babulfaith que foi mais forte e venceu por ippon.

Neste mundial, em termos globais, estão presentes 658 atletas, 349 Masculinos e 309 Femininos em representação de 107 países, com o mundial a decorrer até ao dia 24 deste mês de Maio, tendo a missão principal de definir os judocas que estarão nos Jogos Olímpicos de Paris, dado que é a última competição que encerra a qualificação.

No mesmo peso (-48 kg), Raquel Brito cedeu por wazari frente á turca Tugce Beder. Nos -52kg, Maria Siderot começou por vencer (por wazari) frente à canadiana Kelly Daguchi mas cedeu por ippon frente á francesa Armandina Buchard. Nos -60kg, Rodrigo Lopes, no seu primeiro combate, foi eliminado pelo israelita Yam Wolczak.

Nesta segunda-feira, Telma Monteiro, cinco vezes olímpica e Medalha de Bronze no Brasil’2016, precisa de marcar pontos para voltar á qualificação dos Jogos de Paris 2024. Telma ficou isenta do primeiro combate, mas tem pela frente as judocas Acelia Toprak (33ª) ou Bakyt Kussakbayeva (60ª).

Esta 2ª feira, combatem também (-73 kg) Otari Kvantidze com o turco Umalt Demirel. Nos -57 kg, Telma Monteiro (isenta da primeira ronda) com a vencedora do combate entre Acelya Toprak (Azerbaijão) e cazaque Bakyt Kussakbayeva (Cazaquistão).

Na terça-feira,(-81 kg) Anri Egutidze (-81 kg), 56º no ranking, defronta o romeno Adrian Sulca e  João Fernando, na mesma categoria, combate frente ao belga Jarne Duyck .

Bárbara Timo (- 63kg), isenta da primeira ronda, tem pela frente a vencedora do combate entre a austríaca Magdalena Krssakova  e a judoca de Cabo Verde Carolina Delgado Frances .

Na quarta-feira, é a vez de Taís Pina (-70 kg) lutar com a judoca marroquina Assmaa Niang e Patrícia Sampaio (- 78 kg) lutará com Shu Huei Tpehsu Wang (Taiwan).

Na quinta-feira, Rochele Nunes (+ 78 kg e isenta da primeira ronda), confronta-se com a vencedora do combate entre a mongol Adiyasuren Amarsaikhan e a japonesa Wakaba Tomita, enquanto (-100 kg) Jorge Fonseca lutará com o vencedor do combate entre o dinamarquês Mathias Madsen  e o tunisino Koussay Bem Ghares .

Este mundial encerra a qualificação para os Jogos de Paris-2024, evento para o qual Portugal tem sete judocas virtualmente apurados: Catarina Costa, Rochele Nunes, Patrícia Sampaio, Barbara Timo, Jorge Fonseca e João Fernando.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.