Segunda-feira 22 de Julho de 2024

Telma Monteiro entrou nervosa e foi eliminada do Mundial de Judo

telma monteiro 3

JCMYRO / JCSERV

Isenta da primeira ronda, Telma Monteiro teve como adversária Acelya Toprak (Azerbaijão), sofrendo dois castigos por “passividade / falsos ataques”, e acabou por ser desclassificada nos últimos dez minutos do final, quando foi penalizada pela terceira vez (shido).

Telma sentiu um “grande peso” na consciência porquanto estava “obrigada” a somar mais pontos para manter-se na luta pelo apuramento para os Jogos Olímpicos.

“Pressionada”, a melhor judoca portuguesa de todos os tempos não conseguiu “sacudir” a situação psicológica e terminou de forma inglória, desmoralizada, ainda que não afastada totalmente de Paris.

Recorda-se que Telma é a judoca lusa mais medalhada e com mais presenças em Jogos Olímpicos (5), teve uma paragem de cinco meses para recuperar de uma lesão muito grave que a obrigou a uma intervenção cirúrgica.

No seu medalheiro, Telma conta com quatro medalhas de prata e uma de bronze em campeonatos do mundo, 15 medalhas em campeonatos da Europa, seis como campeã europeia, duas de prata e sete de bronze, e 24 medalhas em Masters, Grand Slam e Grand Prix.

Neste segundo dia de Mundial, esteve também no tatami Otari Kvantidze (-73 kg) que foi eliminado no primeiro combate por wazari pelo turco Umalt Demirel.

Portugal tem ainda sete judocas na competição – Bárbara Timo (-63 kg), João Fernando (-81 kg) e Anri Egutidze (-81 k) nesta terça-feira; Taís Pina (-70 kg) e Patrícia Sampaio (-78 kg), na quarta-feira, e Rochele Nunes (+78 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg) na quinta-feira.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.