Terça-feira 25 de Junho de 2024

João Silva vai conseguir repetir o triunfo de 2023 na Volta a Portugal do Futuro?

Oitenta e oito corredores, em representação de 17 equipas, doze portuguesas, 7 Continentais e 5 de Clube, e cinco espanholas alinham esta quinta-feira à partida, em Leiria, para disputar a 31ª Volta a Portugal do Futuro/4º Grande Prémio CMtv (VPF/GPCMTV), que vai terminar no domingo em Caldas da Rainha.

Ciclismo-Volta-22-05-2024

Podium

A prova, organizada pela Podium Events, engloba 554,3 quilómetros, com 12 contagens do Prémio da Montanha e 9 Metas Volantes, estas últimas com bonificações de 3, 2 e 1 segundos, além das bonificações nas chegadas, de 10, 6 e 4 segundos, que podem ditar diferenças na geral individual final.

A segunda etapa, a mais curta da prova, mas também a mais dura, liga a Murtosa (Torreira) ao Alto de São Macário, em São Pedro do Sul, vai certamente fazer a grande seleção dos candidatos à vitória da “Portuguesa do Futuro”.

As restantes três etapas apresentam perfis algo distintos e a chegada da etapa inaugural a Águeda, pode terminar em pelotão compacto e a vitória discutida ao sprint, as outras com final em Pombal e Caldas da Rainha, ambas com uma passagem pela meta podem levar ao desmembramento do pelotão, de forma a que se consigam vitórias em solitário.

Nas 30 edições da VPF/GPCMTV nenhum corredor repetiu vitória e essa é a grande questão que se coloca: “João Silva vai conseguir repetir o triunfo de 2023 ?”.

Ciclismo-Volta--22-05-2024

Podium

O corredor natural de Gondomar mudou-se esta temporada para a equipa do Óbidos Cycling Team e já realizou algumas provas no estrangeiro que lhe deram um ritmo mais alto de que muitos dos seus adversários. Também ao nível das Equipas de Clube, referência para Guilherme Mesquita (Maia/Earth Consulters) um jovem muito experiente.

Das equipas do escalão Continental, as profissionais, Alexandre Montez (Credibom/ LA Alumínios/Marcos Car), André Ribeiro (Kelly/Simoldes/Oliveirense), João Martins e Tiago Nunes (Rádio Popular/Paredes/Boavista), Duarte Domingues (Sabgal/Anicolor)

Quantos aos corredores das equipas espanholas, a ter em atenção as participações de Pablo Lospitao e Ruben Estevez (Caja Rural/Seguros RGA), Owen Lightfoot (Rias Baixas/Intxausti) e Dario Giuliano e Martin Barrero (Team Polti/Kometa), a equipa de Alberto Contador e os portugueses Lucas Lopes (Supermercados Froiz) e Gonçalo Amaral (Maglia Tecnosylva/Bembibre).

Joaquim Gomes, diretor da Organização revelou que “esta prova está atribuída à Podium há mais de 20 anos e à qual tenho uma particular ligação por ter sido o primeiro vencedor em 1993. Desenhar um percurso com um forte índice de dificuldades, é muito importante no sentido de conhecermos aqueles que estão aptos para serem grandes corredores no futuro”.

Micael Isidoro, diretor-desportivo do Óbidos Cycling Team salientou que “queremos ser competitivos numa corrida que de ano para ano é mais dura e exigente. Temos corrido no estrangeiro o que nos deixou mais experientes. Tendo o vencedor do ano passado, José Silva, ele assume o objetivo de chegar à vitória e conseguir a segunda vitória consecutiva. Esse triunfo seria o mais importante desde que a equipa nasceu o ano passado e acrescentaria mais valor ao projeto”.

A 31ª Volta a Portugal do Futuro / 4º Grande Prémio CMTV, é uma parceria Podium Events e a Medialivre. A CMTV com acompanhamento em direto das partidas e chegadas aliando o esplendor da paisagem à vertente competitiva e outros órgãos do grupo, nomeadamente os jornais Record e Correio da Manhã que vão potenciar a cobertura mediática do evento.

A Exclusivagora dá nome à Camisola Amarela, a Camisola Verde, classificação por pontos, é apadrinhada pela Karcher enquanto a Camisola Azul, do prémio da montanha, contará com o apoio da PSG – Segurança Privada. O Placard será o responsável pela Camisola Branca correspondente à classificação da juventude, destinado a atletas nascidos em 2004 e 2005.

As equipas participantes são:

SABGAL – ANICOLOR, ABTF BETÃO – FEIRENSE, CREDIBOM – LA ALUMINIOS – MARCOS CAR, CAJA RURAL – SEGUROS RGA, EFAPEL CYCLING, KELLY – SIMOLDES – UDO, MAGLIA TECNOSYLVA – BEMBIBRE CYCLING TEAM, MAIA – EARTH CONSULTERS, ÓBIDOS CYCLING TEAM, POLTI – KOMETA, PORMINHO TEAM SUB23, PORTOS – WINDMOB, RADIO POPULAR – PAREDES – BOAVISTA, RIAS BAIXAS, SANTA MARIA DA FEIRA – SEGMENTO D’ ÉPOCA – REOL – BOLF,SUPERMERCADOS FROIZ e TAVFER – OVOS MATINADOS – MORTÁGUA.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.