Terça-feira 25 de Junho de 2024

Primeiro-ministro visitou trabalhos da seleção nacional de Futebol a caminho do europeu

A Seleção Nacional retomou a preparação para o Euro 2024, na Cidade do Futebol, após a vitória, por 4-2, frente à República da Irlanda. 

FPF-SeleçãoA-05-06-2024

FPF

Portugal recorde-se, joga o segundo encontro de preparação para o Euro 2024, este sábado, no Estádio Nacional, frente à Croácia.

O treino, de recuperação para os jogadores mais utilizados anteontem, ficou igualmente marcado pela presença do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, que esteve presente no relvado, lado a lado com o presidente da FPF, Fernando Gomes, e numa curta mensagem dirigida ao grupo de trabalho, desejou as maiores felicidades para a competição, que se inicia a 14 de julho, na Alemanha.

Antes da partida para o Euro 2024, Portugal enfrentará igualmente a República da Irlanda, no Estádio Municipal de Aveiro, dia 11 de junho.

Portugal encontrará no Grupo F do Campeonato da Europa as seleções da Chéquia (Leipzig, 18 de junho), Turquia (Dortmund, 22 de junho) e Geórgia (Gelsenkirshen, 26 de junho).

Os jogadores convocados por Roberto Martinez foram os que se apresentam a seguir:

Guarda-redes - Diogo Costa (FC Porto), José Sá (Wolverhampton Wanderers FC) e Rui Patrício (AS Roma);

Defesas - António Silva (Benfica), Danilo Pereira (PSG), Diogo Dalot (Manchester United), Gonçalo Inácio (Sporting), João Cancelo (Barcelona), Nélson Semedo (Wolverhampton), Nuno Mendes (PSG), Pepe (FC Porto) e Rúben Dias (Manchester City)

Médios - Bruno Fernandes (Manchester United), João Neves (Benfica), João Palhinha (Fulham FC), Matheus Nunes (Manchester City), Rúben Neves (Al-Hilal) e Vitinha (PSG)

Avançados - Bernardo Silva (Manchester City), Cristiano Ronaldo (Al Nassr), Diogo Jota (Liverpool), Francisco Conceição (FC Porto), Gonçalo Ramos (PSG), João Félix (Barcelona), Pedro Neto (Wolverhampton) e Rafael Leão (AC Milan).

Nestas partidas, os jogadores da Seleção Nacional vestirão os novos equipamentos oficiais da FPF, disponíveis na Loja Oficial da Seleção.

FPF-FormaçãoJogadores-Pepe-05-06-2024

FPF

Seleção Nacional aprende a salvar vidas

A seleção nacional masculina recebeu, esta quarta-feira, na Cidade do Futebol, formação em Suporte Básico de Vida por parte do Conselho Português de Ressuscitação, representante em Portugal do European Resuscitation Council (ERC).

Num programa a que a UEFA está associada, através da campanha Get-trained.com, todos os jogadores portugueses, a equipa técnica, liderada por Roberto Martinez, e o staff e restantes elementos da comitiva ao Euro 2024 aprenderam a agir numa situação onde se deparem com uma pessoa em situação de paragem cardiorrespiratória.

Numa participação com a presença de vários médicos, enfermeiros e profissionais de saúde do Conselho Português de Ressuscitação, liderados pela médica Adelina Pereira, todos os participantes mostraram empenho e compromisso na apreensão de conhecimentos que podem ser fundamentais em situações futuras.

No final de uma sessão muito participada, que incluiu exercícios práticos de ressuscitação, também foram tiradas fotos que pretendem alertar os portugueses para a importância desta formação pessoal.

Esta parceria do European Resuscitation Council com a UEFA foi lançada na sequência da paragem cardíaca súbita do jogador Cristian Eriksen, no Euro 2020, bem como da ação do guarda-redes do Cádis, Jeremias Ledesma, durante um jogo da La Liga para ajudar a salvar a vida de um adepto que precisou de Suporte Básico de Vida.

Esta iniciativa abrange todas as equipas presentes na fase final do Euro 2024, bem como noutras competições, ao pessoal da UEFA e das suas 55 federações-membro, bem como aos funcionários e voluntários que trabalham no UEFA EURO 2024, na Alemanha.

Prevê-se que mais de 12 mil pessoas possam beneficiar desta formação e, com isso, salvar vidas, já que uma assistência rápida e bem administrada pode duplicar ou mesmo triplicar as hipóteses de sobreviver a uma paragem cardíaca súbita.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.