Segunda-feira 22 de Julho de 2024

Seleção feminina de Voleibol apurada para a European Golden League pela primeira vez

Voleibol-18-06-2024

FPVoleibol

No jogo do “tudo ou nada” depois da derrota em Santo Tirso, a jovem Seleção Nacional de Seniores Femininos não se atemorizou e, com uma exibição épica, matou dois coelhos de uma só cajadada: apurou-se para a European Golden League de 2025 e rubricou a primeira vitória no seu historial internacional.

A Finlândia tinha conseguido uma importante vitória (3-0: 25-17, 25-21 e 25-11) no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, no primeiro jogo da Final da European Silver League 2024, e tudo parecia indicar que a vitória não lhe ia fugir, sobretudo a jogar perante o seu público e a começar o jogo a vencer o primeiro set…

Contudo, os mais de 3.000 adeptos finlandeses haveriam de sofrer um duro revés, com a vitória da seleção orientada por Hugo Silva por 3-1 (21-25, 25-22, 25-23 e 26-24), seguida do triunfo por 23-21 (!) no Golden Set.

Depois de ceder o primeiro set por 21-25, Portugal teve vários momentos-chave neste segundo jogo da final da Silver League:

O segundo set, selado com dois pontos de Alice Clemente no ataque (25-22), mostrou até onde a Seleção Nacional poderia ir, se tivesse sempre confiança e consistência.

No quarto set, a perder por 21-24, Portugal igualou e chegou ao triunfo por 26-24.

No Golden Set, Portugal esteve sempre atrás no marcador, mas acabou por igualar aos 14 pontos, iniciando a reviravolta no marcador.

Voleibol-Taça-18-06-2024

FPVoleibol

A MVP Alice Clemente, com 21 pontos, e Amanda Cavalcanti, com 18 (com uns impressionantes 64% de eficácia no ataque), foram as melhores pontuadoras do jogo, enquanto Ada Aronen, com 18 pontos, foi a finlandesa mais concretizadora.

No final, o selecionador Hugo Silva salientou que “é incrível o que estas miúdas são capazes de fazer! Traídas pela imaturidade no primeiro jogo, mas valentes por todo o seu potencial neste segundo jogo da final! Estas são as melhores atletas portuguesas dos últimos anos e acredito que, com elas, podemos ir cada vez mais longe”.

Adiantou ainda que “espero que seja o início de uma mudança de mentalidade para o Voleibol feminino e perceberem que, trabalhando muito nos clubes e orgulharem-se de representar a nossa seleção, podem deixar uma marca importante na nossa modalidade e na própria carreira de cada uma. Parabéns aos clubes que trabalharam tão bem a cultura desportiva destas jovens e que as mesmas sejam um exemplo para todas as atletas do Voleibol feminino “.

Portugal, como vencedor da Silver League 2024, disputará a European Golden League em 2025.

Foi a quarta vez consecutiva que Portugal disputou a fase decisiva (Final 4 ou Final) da European Silver League, desde que esta competição foi criada, em 2018.

Em 2023, a seleção Nacional de Seniores Femininos venceu o Montenegro e subiu ao terceiro degrau do pódio da European Silver League, cuja Final 4 decorreu na cidade austríaca de Graz. Em 2022, a seleção nacional foi 2ª classificada ao perder com a Suécia na final, disputada na cidade sueca de Lund, depois de no ano anterior ter sido quarta classificada.

A competição assume dupla importância dado que, nesta altura, as seleções estarão a preparar-se para as eliminatórias do Europeu 2026, cujo arranque será dado no final do Verão de 2024.

Na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2026, a seleção nacional de seniores femininos vai defrontar as congéneres de Espanha e Geórgia.

Inserida na Pool E na qualificação, a seleção orientada por Hugo Silva começa por visitar a Geórgia (17 de agosto de 2024), recebendo depois a Espanha (25 de agosto de 2024). Depois, visita a Espanha (6 de agosto de 2025) e recebe a Geórgia (a 9 ou 10 de agosto de 2025).

Os vencedores das pools e os cinco melhores classificados qualificam-se para a fase final, que será disputada em quatro países: Turquia, Chéquia, Suécia e Azerbaijão.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.