Terça-feira 23 de Julho de 2024

Estreia da natação aumentou a dificuldade no quarto dia do Europeu de Triatlo Multisport

image008

Multisport / João da Franca

O Rio Mondego estreou-se hoje no programa do Campeonato da Europa de Triatlo Multisport, que está a decorrer em Coimbra. O quarto dia de competição foi dedicado à prova de Triatlo Cross e as dificuldades para os triatletas aumentaram, com a chegada do segmento de natação em águas abertas.

O cenário do percurso não poderia ser mais interessante. Os triatletas começaram por mergulhar na margem esquerda do Mondego, para um percurso de 1,2 quilómetros de natação que terminou na margem direita, no Parque Verde.

image007

Multisport / João da Franca

Aqui deu-se a transição para o segmento de bicicleta, com 21,6 km, que levou os atletas até à Mata do Choupal e, no regresso, a alguns sítios icónicos de Coimbra, como a Praça do Comércio, a Praça 8 de Maio, o Largo da Sé Velha, o Largo da Porta Férrea, a Rua Quebra Costas, o Arco da Almedina, a Couraça de Lisboa ou o Jardim Botânico.

O segmento de corrida, com 6,9 km, passou pela Quinta das Lágrimas e pelos Conventos de Santa Clara-a-Nova e Santa Clara-a-Velha, na margem esquerda.

“Um circuito muito bonito”

image010

Multisport / João da Franca

No escalão principal masculino, de Elites, o espanhol Kevin Viñuela sagrou-se campeão da Europa, com 01h31m24s, seguido do italiano Federico Spinazzé, que demorou mais 14 segundos, e do francês Jules Dumas (01h31m53s) – que venceu no escalão sub23.

Em declarações após receber a medalha de ouro, Kevin Viñuela elogiou o traçado do percurso. “O circuito foi muito bonito e divertido de fazer, embora tecnicamente não tenha sido o mais difícil. Não era uma montanha, mas tinha as suas dificuldades”, explicou.

“Na natação, saí com uma pequena vantagem na primeira parte. Depois, formámos um grupo na frente, que colaborou bastante. Na parte mais difícil da bicicleta estivemos fortes e na transição final o pódio já estava muito selecionado. Na corrida, forcei um pouco, porque sabia que tinha de conseguir abrir uma distância que me permitisse vencer sem necessidade de sprintar com os adversários. Estou muito feliz”, continuou o vencedor.

“Achei a organização espetacular, estava tudo muito bem montado. Só é pena que não tenha havido um pouco mais de participação”, concluiu.

No escalão de Elites feminino, a vitória foi também para Espanha, através de Marina Muñoz, que demorou 01h44m49s, seguida da suíça Anna Zehnder, com 01h46m44s e da francesa Solène Marnoni, com 01h48m02s. Solène Marnoni foi também a vencedora do escalão sub23.

Nos juniores masculinos, em que o percurso tem cerca de metade da distância, a medalha de outro ficou em Portugal: Dinis Ferreira, nascido em 2007, completou o circuito em 43m49s.

image009

Multisport / João da Franca

Nos juniores femininos, a vitória foi para a italiana Giulia Bergamin, com 48m29s.

Nos paralímpicos, também com metade da distância, venceu o romeno Robert Tamirjan, com 01h02m11s.

O Triatlo Cross terminou com a competição destinada aos “Age Groups”, atletas de todas as idades que não integram o escalão Elites. O mais rápido foi o português Rui Dolores, que concluiu com o tempo de 01h37m53s.

O Campeonato da Europa continua na sexta-feira, com a prova de Aquatlo, uma competição rápida que junta corrida e natação. Os atletas começam por correr 2,5 km, depois nadam 1 km e terminam com nova corrida de 2,5 km. O circuito começa no Estádio Universitário e termina no Parque Verde.

Calendário: Campeonato da Europa de Triatlo Multisports

Sexta-feira, 21 de junho, 10h00 – Campeonato da Europa de Aquatlo

Sábado, 22 de junho, 07h30 – Campeonato da Europa de Triatlo Média Distância

Sábado, 22 de junho, 12h30 – Campeonato da Europa de Aquabike Média Distância

Campeonato Nacional de Triatlo e Provas Abertas

Sexta-feira, 21 de junho, 21h30 – Travessia noturna do Mondego (Neon Night Swim)

Sábado, 22 de junho, 18h00 – Aquakids

Domingo, 23 de junho, 07h00 – Campeonato Nacional Individual de Triatlo de Longa Distância

Domingo, 23 de junho, 07h00 – Duatlo e Aquabike Longa Distância

Domingo, 23 de junho, 07h00 – Triatlo, Duatlo e Aquabike na Distância Standard

Domingo, 23 de junho, 09h00 – Corridas Summer Run (atletismo) nas distâncias de 10 km, meia-maratona e maratona

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.