Segunda-feira 22 de Julho de 2024

Portugal à procura da terceira vitória no Europeu de Futebol da Alemanha

Europeu-Alemanha-Selecionador-25-06-2024Portugal apresenta-se pela terceira vez – agora com lugar certo no jogo dos oitavos de final – para fechar o grupo F desta fase final do europeu de Futebol, jogo que vai para a antena pelas 10 horas portuguesas e frente à Geórgia, que tem como objetivo classificar-se no terceiro lugar, tal como a Chéquia, para meter ainda a Turquia na “bulha” pelo apuramento direto.

Para o selecionador Roberto Martínez, a voz de comando é imperativa “continuar com o mesmo foco” porque há que ganhar velocidade de cruzeiro e este é o ponto decisivo.

Portugal, recorde-se, vai disputar a terceira jornada do Grupo F, depois de ter vencido a Chéquia, (2-1), na ronda inaugural, e a Turquia (3-0) na segunda jornada.

A Geórgia, por sua vez, perdeu por 3-1 frente à Turquia e empatou, na última ronda, com a Chéquia, por 1-1.

A propósito do jogo desta quarta-feira, Martinez salientou que “preparámos o jogo para ganhar. Acho que a integridade do torneio é essencial. É um jogo importante porque o resultado vai mostrar quem vai ser e não vai ser apurado. A Geórgia fez um Europeu muito interessante, podia ter vencido a República Checa no último lance do jogo. Foram muito competitivos contra a Turquia. Nós precisamos de continuar com o mesmo foco e ganhar. Não pensamos ainda nos oitavos de final e no adversário. O adversário não é importante agora. Vai ser importante no dia 1 de julho. Agora, o que importa é a Geórgia”.

Acrescentou ainda que “o capitão [Cristiano Ronaldo] vai estar na equipa inicial. É importante. Fez apenas um jogo de preparação. A sua época foi muito consistente e tem jogado todos os jogos, fez muitos minutos no seu clube. Para continuar com o ritmo competitivo, não é bom parar agora para depois reativar em seis dias. Claro que todos querem estar no ‘onze’, jogar 90 minutos, mas também têm consciência de que são muito importantes. Se queremos ganhar como nação, como seleção, precisamos de todos a ajudar. No relvado, fora dele, no treino. O nível de treino está a ser incrível e os nossos desempenhos são a prova disso”.

Europeu-Alemanha-JoãoFelix-25-06-2024Para o internacional português João Félix “o mister vai fazer algumas mudanças e espero estar no ‘onze’ inicial para ajudar a Seleção. O mister optou por não me colocar nos dois primeiros jogos e só tenho de respeitar. Ele fez questão de falar comigo e a confiança é 100% de ambos. Eu disse que quando precisar de mim aqui estarei. Estou cá, sou mais um e sempre que a Seleção precisar, vou estar cá para ajudar no que puder”.

 

 

Inglaterra e Áustria nos oitavos de final

aust vs hol euro 2024 25 jun

EURO 2024 UEFA

Na ronda desta terça-feira, com o apuramento dos vencedores dos grupos C e D – respetivamente a Inglaterra e a Áustria – deu-se mais um passo para, até esta quarta-feira, se definir o quadro global da composição dos oitavos de final, o que só ficará resolvido após os dois últimos jogos do grupo F, onde está Portugal.

No grupo C, a Inglaterra e a Eslovénia empataram (0-0), numa partida que os britânicos dominaram por completo (74/26% de posse de bola, com 12-4 remates, dos quais 4-1 para a baliza), mas não conseguiram fazer animar o jogo e meterem golos.

No Dinamarca-Sérvia, o resultado também foi nulo, com os dinamarqueses a tomarem a dianteira na posse de bola (54/36%, com 10-5 remates, dos quais 3-1 para a baliza).

Na classificação final, Inglaterra no primeiro lugar (5 pontos), Dinamarca e Eslovénia (3) e Sérvia (2), esta última afastada da fase do “mata-mata”.

No D, a França empatou (1-1) com a Polónia, em que Mbappé marcou primeiro (56’, de grande penalidade) e Lewandoski (79’), também de grande penalidade, recolou o empate com que terminou o encontro.

A estatística disse que a supremacia global foi dos franceses (58/42% na posse de bola, com 19-10 em remates, dos quais 8-3 para a baliza) mas o 1-1 abriu porta a uma reviravolta, que levou a Áustria ao primeiro lugar do grupo D (6 pontos), tendo a França ficado em 2º lugar (5), a Holanda em 3º e a Polónia em 4º e último.

No salto para a liderança, a Áustria venceu os neerlandeses (3-2), com Malu (6’) a fazer um autogolo (o oitavo neste europeu da Alemanha, o que não deixa de ser estranho tão elevado número), tendo Galko (47’) feito o 2-0, Sehmia (59’) reduziu, mas Depay (75’) fez o 3-1 e Sabitzer (80’) reduziu para 3-2 nas insuficiente para dar a volta ao texto.

Vamos aguardar até mais logo para ver o que se vai passar.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.