Segunda-feira 22 de Julho de 2024

Portugal com mais atletas nos Jogos Paralimpicos Paris’2024

O Comité Paralímpico Internacional (IPC) confirmou, esta quinta-feira, a atribuição de mais duas quotas não-nominais, uma masculina e uma feminina, para Portugal na modalidade de atletismo para os Jogos Paralímpicos Paris 2024.

CPP-Simone Fragoso 2024

CPP

Portugal estará representado por seis atletas na modalidade de atletismo na competição que se realiza de 28 de agosto a 8 de setembro de 2024 na cidade de Paris, em França.

As duas vagas nacionais de atletismo hoje confirmadas foram atribuídas por via de um método que tem por base as marcas de qualificação registadas pelos atletas de todo o mundo.

Portugal tem agora 21 quotas asseguradas em seis modalidades, com o boccia a ter seis atletas confirmados pelos individuais Ana Sofia Costa, José Gonçalves e Carla Oliveira e a equipa BC1-BC2 que será composta por três atletas.

O atletismo possui seis quotas não-nominais e a natação quatro, sendo que estas últimas serão preenchidas pelos nadadores Daniel Videira, Diogo Cancela, Marco Meneses e Tomás Cordeiro. A canoagem tem a participação dos canoístas Alex Santos e Norberto Mourão garantida, o badminton estará representado por Beatriz Monteiro e o ciclismo tem asseguradas duas vagas não-nominais para representação nacional em Paris 2024.

Entretanto, o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Los Angeles 2028, submeteu recentemente um pedido para que a modalidade de escalada fizesse parte do programa dos Jogos Paralímpicos LA28.

Após análise deste pedido, o IPC (Comité Paralímpico Internacional) decidiu, também esta quinta-feira, aceitá-lo, e a escalada será a 23ª modalidade a figurar nos Jogos Paralímpicos LA28.

Detalhes sobre quotas de atletas, cerimónias de medalhas ou mesmo qualificações serão confirmadas pelo IPC no próximo ano.

Por outro lado, Simone Fragoso, a atleta de Powerlifting que se encontra a representar Portugal na Taça do Mundo em Tbilisi (Geórgia), conseguiu levantar 59 Kg na sua 3ª tentativa, terminando a prova de mulheres com peso até 41kg no sétimo lugar, marca que corresponde ao mínimo para Paris 2024.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.