Segunda-feira 22 de Julho de 2024

500.000 moedas olímpicas de “alma e coração” de Portugal para o mundo!

medalha jo 2euros 2024Para a XXXIII Olimpíada, o mote dos atletas portugueses é “Portugal vai levar uma mensagem de amor ao mundo e o coração de todos os portugueses vão bater pela equipa de Portugal nos Jogos de Paris”.

Em pouco mais de três semanas serão realizados 329 eventos em 32 desportos, com um total de 206 comités olímpicos nacionais em competição, além da equipa olímpica de refugiados.

A moeda comemorativa, de ordem corrente, ora apresentada – que levou algumas centenas de pessoas a criar uma longa fila de espera, pela madrugada desta quinta-feira, na loja da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (Arco do Cego, em Lisboa) – tem um valor facial de 2,00 € e foram cunhados 500.000 exemplares, onde o coração é a grande figura de destaque. Nela o coração é o elemento central e a versão “proof”, em prata, terá destaques coloridos com as cores dos anéis olímpicos e o símbolo do COP, evocativo das Descobertas.

COP-MoedaOlimpica-04-07-2024

COP

Quinze figuras humanas estilizadas – que também remetem para a forma das medalhas – estão unidas e desenham um coração que tem na base o escudo com as quinas, ele próprio lembrando uma medalha, numa moeda onde se vê representada a aliança entre a excelência desportiva e a nobreza de ideais.

Ao longo dos anos, desde 1912, Portugal conquistou 28 medalhas (cinco de ouro e todas no atletismo, nove de prata e 14 de bronze) que os atletas ora em preparação pretendem aumentar.

A moeda foi desenhada pela jovem (25 anos) Rita Margarida, natural de uma aldeia do concelho de Oliveira do Hospital, que se licenciou em Escultura e que, quando no estágio realizado na Imprensa Nacional-Casa da Moeda, se inscreveu num concurso para desenhar a moeda, tendo sido a escolhida.

A autora apenas praticou desporto no âmbito escolar, integrou a equipa de ginástica acrobática da Escola da Ponte das três entradas, não tendo avançado face a uma mudança que a afastou da localidade, porquanto o trio que juntava as três amigas não seguiu junto.

IMG_7867

DR

Rita Margarida vai continuar a estudar, frequentando o Mestrado de Escultora em Alta Joalharia.

A jovem artista confessou nunca ter imaginado “poder criar uma moeda, especialmente esta tão impactante. É um orgulho.”

A moeda “Equipa Olímpica Portugal 2024”, foi apresentada no Museu do Dinheiro, em Lisboa, e é já um êxito comercial, conforme confirmou a presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), Dora Moita, dada a procura evidenciada pelos portugueses desde muito cedo. “Foi um sucesso”, disse, reforçando que esta iniciativa, em parceria com o Comité Olímpico de Portugal (COP), “é para manter.”

No dia em que a INCM faz 52 anos, Dora Moita sublinhou que o papel da instituição, expresso nos seus estatutos, é “preservar e divulgar a cultura e língua portuguesas. A moeda é isso e a nossa missão é deixar um legado para o futuro. O desporto e os Jogos Olímpicos ultrapassam querelas, são Portugal.”

IMG_7860

DR

Clara Raposo, vice-governadora do Banco de Portugal, também presente no evento, sublinhou que considera o lançamento da moeda comemorativa da participação da Equipa Portugal em Paris 2024 um “momento com importância. Estamos aqui de alma e coração, juntos, para celebrar o rigor e a procura da excelência, a importância do trabalho em equipa”, próprios dos atletas olímpicos. “Que venham os sucessos que todos desejamos.”

O presidente do COP, José Manuel Constantino, expressou “sinceros agradecimentos a todos quantos, e foram muitos, que tornaram viável esta possibilidade. O nosso reconhecimento é imenso, porque para além das questões de natureza cultural, estética, é um financiamento muito importante para o COP. Falo da circunstância de o apoio do Estado, que aqui quero reconhecer e agradecer, ser um elemento essencial para o equilíbrio das nossas contas.” E sublinhou esperar que a circulação da moeda ajude o COP “a compor um orçamento muito pesado.” José Manuel Constantino teve igualmente uma palavra para Rita Margarida, “que tem uma produção plástica muito bonita”, considerou, desejando para Paris 2024 “uma participação que corresponda à expetativa dos portugueses.”

IMG_7868

DR

Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto, encerrou a cerimónia considerando que o lançamento da moeda “é uma forma de eternizar a participação de Portugal” nos Jogos Olímpicos. “Quero enaltecer tudo o que está espelhado nesta moeda, o abraço coletivo, o coração dos portugueses a bater pela Equipa Portugal, as cores da União Europeia e símbolo do COP. Simboliza o desporto nacional ao mais alto nível.”

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.