Terça-feira 23 de Julho de 2024

Máxima ambição na hora da estreia em Celje no Europeu Sub20 de Andebol

Andebol-EuropeuSub20-09-07-2024

F.Andebol Portugal

A seleção nacional sub-20 (masculina) entra em campo esta quarta-feira frente à Grécia (13h20) e no dia seguinte diante da Sérvia (13h20); com duelo decisivo com a Alemanha a encerrar a ronda preliminar no próximo sábado (18h00), com transmissão em direto de todos os jogos da competição na EHF TV.

O arranque oficial do evento está à porta e a comitiva da seleção nacional sub-20, depois de ter dado por concluída a preparação, partiu para Celje, a quarta maior cidade da Eslovénia e sido uma das primeiras seleções a instalar-se. O lateral esquerdo madeirense Martim Gonçalves, que atua no Académico Clube Desportivo do Funchal, foi o escolhido para integrar o grupo para colmatar a ausência por lesão de Xavier Barbosa.

Para esta quarta-feira, está marcada a habitual sessão de treino de adaptação ao Tri Lilije Hall, um pavilhão multiusos com capacidade para perto de 2.500 pessoas, situado na cidade termal de Laško, a cerca de 12km de Celje, onde a equipa portuguesa vai disputar os três jogos da Ronda Preliminar.

O jogo de estreia de Portugal é frente à Grécia e está agendado para esta quarta-feira, às 13h20 (hora portuguesa) e logo no dia a seguir haverá novo compromisso, à mesma hora, mas desta vez frente à Sérvia. Segue-se um dia de descanso mas também de preparação para o jogo decisivo contra a Alemanha, que vai arrancar às 18h00 de sábado. A equipa portuguesa vai disputar os três jogos da Ronda Preliminar no Tri Lilije Hall, um pavilhão multiusos com capacidade para perto de 2.500 pessoas, situado na cidade termal de Laško, a cerca de 12km de Celje.

Tal como Carlos Martingo havia referido, o novo formato competitivo implementado por consequência do alargamento do número de equipas a competir (24), traz ainda menos margem de erro às equipas que ambicionem atingir o Main Round, já que apenas os primeiros classificados de cada grupo – e os dois melhores segundos – o conseguirão.

Em grupos com dois grandes favoritos, como é o caso do B (Portugal e Alemanha) ou do D (Hungria e Noruega), as decisões serão feitas nos detalhes e perspetivam-se grandes surpresas.

Em antevisão ao jogo de estreia de Portugal em solo esloveno, o selecionador nacional diz que, pesando todos os fatores, Portugal tem um calendário favorável e salienta a importância de entrar a vencer na competição: “Embora não tenhamos uma informação muito detalhada da seleção da Grécia, no plano teórico será a menos forte do nosso grupo. A Sérvia é uma seleção da escola balcânica, fortíssima, com excelentes jogadores e, pelos jogos que nós vimos, é uma seleção que vai ser bastante difícil para qualquer equipa. A seguir, iremos enfrentar a Alemanha que uma é potencial medalhada em todas as competições, portanto, podemos dizer que, apesar de tudo, o nosso calendário acaba por ser favorável. Temos a oportunidade de observar os nossos adversários mais diretos já em competição, mas sabemos que para podermos competir com eles temos que obrigatoriamente ganhar à Grécia e esse é o nosso primeiro objetivo, partindo do princípio que será a seleção mais acessível do grupo. O primeiro jogo é sempre complicado para toda a gente, mas estamos convencidos que estamos preparados para entrar e darmos uma boa resposta.”

Para Carlos Martingo, vencer os três jogos da ronda preliminar e entrar no Main Round de forma ‘direta’ é a primeira grande meta da equipa lusa: “As nossas ambições, numa primeira fase, passam por atingirmos o Main Round, sabendo que nesta competição, ao contrário das últimas, será mais difícil de atingir essa fase. O nosso grupo é muito difícil, com três candidatos para um lugar [Alemanha, Sérvia e Portugal] e nós tudo iremos fazer para conseguirmos atingir o Main Round. Para isso sabemos que temos que ganhar os três jogos. A partir daí, iremos redefinir os nossos objetivos, mas para já estamos só focados em conseguir vencer os três primeiros jogos.”

A transmissão em direto de todos os jogos do M20 EHF Euro 2024 ficará a cargo da EHF TV.

Formato da Competição

A Ronda Preliminar do M20 EHF Euro 2024 é composta por seis grupos de quatro equipas. Para o Main Round apenas avançam os primeiros classificados de cada um deles, a quem se juntam os dois melhores segundos classificados e aí ficará definido o top-8 da competição. Os restantes segundos classificados e os melhores terceiros da Fase de Grupos vão disputar a Intermediate Round, que vai definir as posições entre o 9.º e o 16.º na tabela final. Os últimos classificados da Ronda Preliminar e os piores terceiros juntam-se na Elimination Round que irá atribuir as últimas oito posições (17-24) do M20 EHF Euro 2024.

Calendário (hora portuguesa):

Grupo B

10.07.2024 – 13h20 – Portugal x Grécia, EHF TV

11.07.2024 – 13h20 – Sérvia x Portugal, EHF TV

13.07.2024 – 18h00 – Alemanha x Portugal, EHF TV

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.