Com um resultado expressivo, Portugal iniciou a participação no Campeonato do Mundo de Futsal’2024 com uma vitória solidificada num expressivo 10-1 sobre o Panamá, em Tashkent, no Uzbequistão.
No outro jogo do agrupamento, Marrocos bateu o Tajiquistsão (4-2).
Destaque para as estreias de André Correia, Kutchy e Lúcio Rocha em Mundiais (Edu, que teve covid-19 na edição de 2021, também só fez o primeiro jogo nesta segunda-feira). Pany, por seu turno, atingiu a 100ª internacionalização.
Portugal entrou muito forte em campo e, no primeiro minuto, poderia ter marcado. Pany, com uma jogada individual na esquerda, assistiu João Matos que quase marcou de cabeça. O Panamá respondeu com remate perigoso de Maquensi. Aos 4’, grande jogada portuguesa. Passe de Tiago Brito e Bruno Coelho atirou ao poste.
Aos 5’, a equipa das Quinas marcou mesmo. Trabalho individual de Pany, com o seu remate a embater no guardião panamenho antes de entrar na baliza. No minuto seguinte, grande trabalho de Fábio Cecílio, que assistiu Afonso, que marcou de calcanhar. O Panamá até tinha tentado dividir o jogo nos primeiros instantes, mas a partir daqui a formação orientada por Jorge Braz colocou muita dinâmica e não deu hipóteses. Aos 8’, bola parada e Bruno Coelho marca o 3-0.
Portugal controlava todas as incidências da partida e estava com uma eficácia tremenda. Cada ataque causava muitos problemas ao adversário. À passagem dos 11’, Portugal aumentou a contagem com um golo de Tomás Paçó. Logo de seguida, Erick fez o 5-0 com um remate de pé esquerdo. Pelos 15’, o Panamá criou perigo de bola parada.
Aos 24’, Portugal volta a marcar numa jogada de insistência de Afonso. Três minutos volvidos, a Equipa das Quinas marcou o sétimo. Pontapé de linha lateral e André Coelho marca um golaço de primeira. A fechar a primeira parte, Kutchy fez o seu primeiro golo no Mundial e logo na estreia.
Na segunda metade do encontro, o Panamá tentou reagir, André Correia foi chamado a intervir, mas Portugal manteve a toada ofensiva e foi criando mais ocasiões. Bruno Coelho e Pany estiveram perto de chegar a mais um golo, mas não conseguiram.
Aos 29′, André Coelho marcou novo golaço, a partir de uma bola parada. Pontapé de linha lateral e o fixo novamente com um remate forte para o 9-0. Aos 35′, o Panamá reduziu para 9-1 num penálti convertido por Alfonso Maquensi. Aos 37′, golaço de Portugal. João Matos serve Pany ao segundo poste e o ala faz um golo artístico. Até final da partida, apesar do domínio luso, o marcador não mais se alteraria nesta excelente estreia na defesa do título.
Portugal apresentou um cinco inicial formado por Edu, João Matos – Cap., Bruno Coelho, Pany e Erick, tendo jogado ainda André Correia, André Coelho, Tomás Paçó, Afonso, Tiago Brito, Lúcio Rocha, Kutchy, Fábio Cecílio e Zicky
Segue-se o jogo com Tajiquistão, na quinta-feira, às 20 locais (16h00 de Portugal Continental). A 22 de setembro, a Equipa das Quinas encerra a fase de grupos ao defrontar Marrocos, numa
grupos disputam-se na Humo Arena, em Tashkent.
Os dois primeiros classificados de cada grupo, assim como os quatro melhores terceiros classificados, seguem para a próxima fase.
O Campeonato do Mundo Uzbequistão’2024 está a ser disputado nas cidades de Tashkent, Bukhara e Andijan, até 6 de outubro.