A seis meses do início dos Jogos Mundiais Chengdu 2025, mais uma modalidade confirmou a presença na Equipa Portugal que estará na China para a maior competição mundial das modalidades e/ou disciplinas que não fazem parte do programa olímpico.
Desta vez foi o Muaythai que ganhou uma quota para os -71kg masculinos, que será ocupada por Gonçalo Noites, repetindo assim a presença na Equipa Portugal da edição de 2022, em Birmingham, onde foi 5º classificado e dos Jogos Europeus 2023, de onde saiu com a medalha de prata.
Com a inclusão do Muaythai subiu para sete o número de modalidades que terão representação portuguesa em Chendgu – Andebol de praia, Canoagem, Corfebol, Ginástica (acrobática e trampolins), Muaythai, Patinagem (velocidade) e Wushu – num processo de qualificação que decorre até ao final de março.
Os Jogos Mundiais são um evento multidesportivo organizado pela International World Games Association, que engloba várias das modalidades não-olímpicas reconhecidas pelo Comité Olímpico Internacional.
O programa desportivo dos Jogos Mundiais Chengdu 2025, na China, contará com as seguintes modalidades: Andebol de praia, Beisebol/Softbol, Bilhar, Canoagem (barcos dragão, maratona e polo), Corfebol (pavilhão e praia), Corrida de drones, Danças desportivas (Breaking, Latinas e Standard), Desportos subaquáticos (Patinagem com barbatanas, Mergulho livre em apneia), Disco, Duatlo, Escalada desportiva, Fistebol, Flag Football, Floorball, Ginástica (Acrobática, Aeróbica, Parkour e Trampolins), Jogos de Bolas (Lyonnaise e Petanca), Ju-Jitsu, Karaté (Kata e Kumite), Kickboxing, Lacrosse, Life saving, Muaythai, Orientação, Patinagem (Freestyle patins em linha, Hóquei patins em linha e Velocidade), Powerboating, Powerlifting, Râguebi de cadeira de rodas, Raquetebol, Sambo, Squash, Tiro com Arco, Tração à corda, Wakeboard e Wushu.
Esta será a primeira vez que a China acolhe os Jogos Mundiais e a tecnologia que caracteriza o país deverá acompanhar a competição – como exemplo, está prevista a utilização de robots humanoides com diversas funções como o percurso da tocha, hospitalidade e acolhimento, exibições desportivas e serviços de vendas.
Outras grandes competições já aconteceram na cidade, como os Jogos Mundiais Universitários 2023, pelo que existe uma diversidade de infraestruturas desportivas modernas e funcionais, que acomodarão as várias modalidades e disciplinas em competição, esperando-se 5.000 participantes, entre atletas e oficiais. O slogan da competição é “Boundless Sports, Countless Wonders” (“Desportos sem limites, Inúmeras maravilhas”) refletindo a diversidade de modalidades desportivas e as inúmeras experiências que Chengdu está pronto para oferecer aos participantes e espectadores.
Qualificações da Equipa Portugal:
Andebol de Praia
Torneio masculino
Torneio feminino
(Quotas conquistadas do Campeonato do Mundo de Andebol de Praia 2024, em Pingtan, na China)
Canoagem – Maratona
K1 masculino, distância longa
K1 feminino, distância longa
K1 masculino ‘short race’
K1 feminino, ‘short race’
(Quotas conquistadas por José Ramalho e Maria Rei no Campeonato do Mundo de Maratonas 2024, em Metkovic, na Croácia)
Corfebol – Indoor
Torneio de equipas
(Quota conquistada no Campeonato do Mundo de Corfebol 2023, na Taipé Chinesa)
Ginástica – Acrobática
Par Feminino
Par Masculino
Par Misto
(Quotas conquistadas no Campeonato do Mundo de Ginástica de Acrobática 2024, em Guimarães, em Portugal)
Ginástica – Trampolins
Duplo-mini masculino
Duplo-mini feminino
Sincronizado masculino
Tumbling masculino
(Quotas conquistadas no Campeonato do Mundo de Ginástica de Trampolins 2023, em Birmingham, na Grã-Bretanha)
Muaythai
Muay -71kg | Gonçalo Noites
(Quota conquistada por ranking)
Patinagem de Velocidade
Distância curta masculina
Distância longa masculina
(Quotas conquistadas nos World Skate Games 2024, em Itália)
Wushu
Taolu (Nanquan – Nandao Combined Women) | Sílvia Bencini Cruz
(Quota conquistada nos World Games Series 2024, em Hong Kong, China)