O Comité Olímpico de Portugal indicou, esta quinta-feira, quatro portugueses para integrar as Comissões dos Comités Olímpicos Europeus (COE), durante o quadriénio 2025–2029, tendo o presidente Fernando Gomes reforçado ainda, formalmente, o apoio à reeleição de José Manuel Araújo como presidente da Comissão da União Europeia e Relações Internacionais dos COE.
De acordo com a informação veiculada no site do COP, os quatro nomes indicados pelo COP são:
Comissão do Festival Olímpico da Juventude Europeia
- Catarina Monteiro, atual vogal desta Comissão, que continuará a reforçar os laços entre a juventude desportiva europeia e o movimento olímpico.
Comissão de Cultura e Educação
-Tiago Brandão Rodrigues, exMinistro da Educação e antigo adido olímpico em Londres 2012, sucessor de Rita Nunes, diretora do Departamento de Educação e Memória Olímpica do COP, na missão de integrar valores culturais e educativos no desporto.
Comissão de Igualdade de Género e Inclusão
-Diana Gomes, atual Secretária-Geral do COP, cujo compromisso com a diversidade e a representatividade garante que todos serão valorizados.
Comissão de Marketing e Comunicação
-Pedro Farromba, membro da Comissão Executiva do COP e Chefe da Missão Olímpica nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi2014, PeyongChang2018 e Pequim2022, que tentará promover a visibilidade e a reputação do olimpismo europeu.
A Comissão Executiva do COP formalizou ainda junto do COE o seu apoio a José Manuel Araújo, antigo Secretário-Geral do COP, para que este se mantenha como Presidente da Comissão da União Europeia e Relações Internacionais – cargo que acumula com o de membro do Comité Executivo dos Comités Olímpicos Europeus –, com o objetivo de reforçar a influência de Portugal junto das instituições europeias.
Justificando as decisões, Fernando Gomes, presidente do COP, salientou que “sempre defendi e trabalhei para ter portugueses em posições internacionais relevantes, um compromisso que no nosso programa eleitoral assumimos como prioridade para aumentar a representatividade de Portugal nos principais organismos globais, como o COI e os COE”, tendo acrescentado que “sabemos que a concorrência é forte, mas a Catarina, o Tiago, a Diana e o Pedro reúnem competências e experiências únicas, que nos permitem estar otimistas quanto à sua seleção, o mesmo acontecendo com José Manuel Araújo. Juntos irão dar uma boa imagem de Portugal e do COP, e contribuir para a concretização dos objetivos dos COE, nomeadamente ajudando a gerar resultados mensuráveis em benefício de todos os nossos atletas e federações.”
As Comissões dos COE desempenham o papel vital de aproveitar o vasto talento existente nos Comités Olímpicos Nacionais (CON) para darem suporte ao Comité Executivo dos COE, presidido pelo grego Spyros Capralos, para a tomada de decisões informadas, focadas na implementação das prioridades da Agenda Estratégica 2030 e na obtenção de resultados tangíveis. De acordo com o regulamento dos COE, cada CON pode propor até quatro nomes, selecionados com base nos respetivos currículos e cartas de motivação.
Com estas nomeações e apoios, o COP reforça a sua estratégia de colocar Portugal e os portugueses no centro das decisões europeias do desporto, garantindo que a voz nacional é ouvida e que os projetos desenvolvidos correspondem às necessidades reais do Movimento Olímpico.