O Comité Organizador dos Jogos Olímpicos Los Angeles 2028 anunciou a realização da Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos em dois locais: o Los Angeles Memorial Coliseum e o Estádio em Inglewood, oferecendo assim um cenário diferenciado para os principais momentos dos Jogos, segundo veiculado pelo COP no respetivo site.
No dia 14 de julho de 2028, os Jogos Olímpicos serão inaugurados com uma celebração única partilhada entre o Coliseum e o Estádio em Inglewood. Será a terceira vez que o Coliseu acolherá cerimónias olímpicas, tendo-o feito anteriormente em 1932 e 1984. O Estádio em Inglewood será utilizado pela primeira vez.
Recorde-se, a propósito da edição de 1984, que Carlos Lopes tornou-se no primeiro português a entrar nos Deuses do Olimpo, depois de se consagrar como campeão e recordista olímpico (durante 24 anos) no maior feito até aí conseguido pelo desporto nacional.
Carlos Lopes, também a propósito, que concluiu nesta quinta-feira o primeiro ciclo de cinco presenças em outras tantas escolas secundárias da área de Lisboa (Padre António Vieira, Maria Amália Vaz de Carvalho, D. Dinis, Marquês de Pombal e Restelo) – num projeto implementado pela Câmara Municipal de Lisboa – para passar a mensagem de “como chegar a campeão olímpico”, uma altura em que Los Angeles voltar a estar no radar dos candidatos a lá chegar.
A utilização de dois locais reflete também o calendário de competições, que terá o Atletismo na primeira semana dos Jogos e a Natação na segunda.
A Cerimónia de Encerramento dos Jogos Olímpicos terá lugar no Coliseum, no dia 30 de julho, celebrando a conclusão dos Jogos num dos locais mais emblemáticos da história olímpica.