Completada a 33ª e penúltima jornada, Liga Betclic decide-se no top’2 e no down’15º e 18º em sábado grande.
Depois do FC Porto ter vencido o Boavista (Bessa), do AVS SAD e Farense terem saído também vitoriosos dos jogos deste domingo, e do Guimarães ter perdido, em casa, frente ao Farense, a verdade é que ainda há muito para decidir no próximo sábado para a Liga Betclic.
No Bessa, o FC Porto depressa resolveu o assunto, com dois golos de Rodrigo Mora (20’) e Marcano (25’), tendo o Boavista, por intermédio de Reisinho, marcado (34’) o ponto de honra dos boavisteiros, que foram cair no derradeiro lugar da classificação, num jogo em que os portistas foram superiores, com 16-9 e, remates, dos quais 7-4 para a baliza, numa posse de bola de 59/41%.
A grande surpresa veio do Guimarães que, jogando em casa frente ao então último (Farense), acabou por perder (1-2), com golos de Matias (6’) e Povela (90+2’), depois de Gustavo ter marcado (47’) o ponto de honra dos vimaranenses.
Com o Guimarães a dominar em toda a linha (21-7 em remates, dos quais 4-3 para a baliza e de uma posse de bola de 70/30%), que dava indicadores para uma goleada, os algarvios souberam fazer das fraquezas forças e conquistaram três pontos que possam garantir a permanência na I Liga, se bem que tenha que enfrentar os açorianos do Santa Clara, que se encontra na sexta posição, a lutar por um lugar para a Europa.
No Moreirense-Estoril, o empate (2-2) registado não aquece nem arrefece porquanto as duas formações tinham garantido a permanência há mais tempo.
Os golos foram marcados por Martins (25’) e Ferreira (55’) para os donos da casa, e Bocher (76’) e Marqués (80’) para os visitantes, tendo a estatística referido que os de Moreira de Cónegos remataram mais (9-7, dos quais 5-5 para a baliza, num total de 38/62%
Por último, o Estrela da Amadora foi surpreendido na sua própria casa, ante um AVS SAD que se superou para vencer (1-0) e entrar na disputa de fugir aos últimos lugares, com um golo marcado por Andrade (85’) a cinco minutos do final, depois de uma vantagem do AVS nos remates (18-11Pavi, sendo que o Estrela rematou mais (3-2), numa posse de bola de 49/51%.
Após estes jogos, cumprida a 33ª jornada, Sporting e Benfica lideram a classificação (78 pontos, ainda que com vantagem dos leões), seguindo-se FC Porto (68), Braga (65), Guimarães e Santa Clara (54), Casa Pia (45), Famalicão (44), Estoril (43), Rio Ave e Moreirense (37), Arouca (35), Nacional (34), Gil Vicente (33), Estrela Amadora (29), AVS SAD e Farense (27) e Boavista (24).
Nos marcadores, com o sportinguista Gyokeres a chegar ao céu, com 38 golos, Samu (FC Porto) e Pavlidis (Benfica) somam 18; Clayton (Rio Ave), com 14; Akturkoglu (Benfica), Ricardo Horta (Braga) e Marquès (Estoril), todos com 11.
Ainda que o calendário de jogos para a última jornada também esteja definido, só durante esta segunda-feira é que se devem conhecer os respetivos horários.