Segunda-feira 19 de Maio de 2025

Congresso da AIPS concluiu-se com êxito assinalável

AIPS-CongressoMarrocos-18-05-2025

AIPS

De acordo com a informação veiculada no site da AIPS, durante o evento, que teve como palco Marrocos, o presidente da AIPS, Gianni Merlo, fez um discurso de abertura, expressando admiração pela qualidade do Complexo desportivo que todos os jornalistas visitaram.

“Alguém me perguntou o que eu achava desta instalação”, disse Merlo. “É mais do que excelente — está entre as melhores do mundo.”

Merlo salientou ainda que “agora podemos entender por que o futebol marroquino atingiu níveis tão altos, incluindo no futebol feminino. É evidente que houve um investimento substancial”, tendo acrescentado que “conversei com o meu colega Coppola e concordamos que em Itália temos Coverciano o centro nacional de futebol. Mas Coverciano não é nem um décimo disso. A diferença é extraordinária”, terminando por dar “os parabéns à Federação Marroquina”.

Antes, os participantes ao 87º Congresso da AIPS concluíram as atividades com uma visita oficial ao Complexo de Futebol Mohammed VI em Salé, uma das instalações de futebol mais avançadas da África, seguida de um jantar formal em homenagem aos delegados da mídia internacional.

Morad Moutaouakkil, membro do comité organizador e membro do Comité Executivo da Associação Internacional de Imprensa Desportiva (AIPS), deu as boas-vindas aos participantes e agradeceu à Federação Real Marroquina de Futebol pelo forte apoio na realização do Congresso, realizado sob o Alto Patrocínio do Rei Mohammed VI.

AIPS-CongressoMarrocos--18-05-2025

AIPS

Hassan Kharbouch, Diretor do Complexo de Futebol Mohammed VI, fez uma apresentação detalhada sobre a instalação de 35 hectares, que atualmente abriga 26 seleções nacionais. Explicou também que o Complexo oferece programas integrados de educação e desporto, com 155 meninas das categorias Sub-13 e Sub-16 seguindo estudos escolares pela manhã e treinamento de futebol à tarde, como parte de um modelo mais amplo de integração social.

O complexo conta com 11 campos de futebol, cinco hotéis com capacidade total de 500 camas e um centro médico de última geração com 6.000 metros quadrados. Kharbouch também destacou as parcerias com a FIFA para garantir programas de treino contínuo para treinadores e comissão técnica. A instalação foi construída com um investimento de 65 milhões de dólares, apoiado por 29 patrocinadores.

Além de sediar as seleções marroquinas, o Complexo já recebeu grandes clubes internacionais, incluindo o Real Madrid durante a Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2023 e o Paris Saint-Germain Féminine. Uma apresentação em vídeo ofereceu uma vista aérea do Complexo antes do início da visita guiada pelos delegados.

A visita também incluiu uma paragem no museu do futebol local, com 2.100 metros quadrados. O espaço apresenta uma exposição especial dedicada às participações do Marrocos na Copa do Mundo da FIFA de 1970 a 2022.

Como gesto de agradecimento, os membros das delegações de Omã e Argentina entregaram um presente comemorativo ao presidente da Federação Marroquina, Fouzi Lekjaa, que foi recebido por Kharbouch.

A visita e o jantar encerraram com festa o Congresso da AIPS, que durou quatro dias, com os jornalistas participantes (mais de uma centena, de todo o mundo) expressando a gratidão pela hospitalidade do Marrocos e pelo alto padrão da organização. Muitos expressaram agradecimentos à FRMF e ao Rei Mohammed VI pelo patrocínio do evento.

 

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.