Terça-feira 22 de Julho de 2025

Presidente do C.P. de S. Tomé e Príncipe no CAR das Caldas da Rainha

CPP-CAR-Caldas-27-05-2025

CPP

O presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, foi o anfitrião do homólogo de São Tomé e Príncipe, Filipe Neto, num encontro profícuo, que decorreu na sede do CPP, dirigentes que, entre outros assuntos, analisaram a situação do Movimento Paralímpico nos dois países.

A presença de Filipe Neto em Portugal serviu igualmente para a realização de duas importantes visitas, uma delas ao Centro de Alto Rendimento das Caldas da Rainha, uma infraestrutura dedicada ao badminton, modalidade que está a merecer muita atenção em São Tomé e Príncipe — em marcha está o processo de constituição de uma federação, tendo o dirigente são-tomense reunido informação e acumulado experiência para a concretização deste processo.

José Manuel Lourenço e Filipe Neto foram recebidos pelos presidentes da Federação Portuguesa de Badminton, Duarte Anjo, e da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vítor Marques, que se deslocou ao local para apresentar cumprimentos e acompanhar a visita a uma infraestrutura que tem merecido da autarquia o necessário e importante apoio.

Os presidentes dos dois Comités Paralímpicos aproveitaram para trocar impressões com o presidente da Federação Portuguesa de Badminton — o diretor técnico nacional, Jorge Cação, também esteve presente —, que, destacando a importância deste Centro de Alto Rendimento na preparação dos atletas, imediatamente se disponibilizou para prestar todas as informações e apoio para a constituição da federação são-tomense. Para o efeito, o dirigente mostrou-se disponível para a celebração de um protocolo de cooperação bilateral.

Houve ainda oportunidade para Filipe Neto conversar com alguns atletas, nomeadamente Diogo Daniel e Beatriz Monteiro, que integram o Projeto Paralímpico, e assistir a uma parte do treino.

A comitiva seguiu depois para Rio Maior, onde o presidente do Comité Paralímpico de São Tomé visitou o Centro de Estágio e Formação Desportiva, uma infraestrutura de excelência.

Miguel Pacheco, Presidente do Conselho de Administração da Desmor, a empresa que tem a seu cargo a gestão do Centro, deu a conhecer a Filipe Neto as valências desta infraestrutura.

Uma jornada importante, tendo o presidente do Comité Paralímpico de São Tomé e Príncipe regressado a casa com preciosos apontamentos para o desenvolvimento da dimensão paralímpica no seu país e seguro de uma frutífera cooperação com Portugal.

 

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.