Domingo 29 de Abril de 7663

IAAF Eleições – Bubka iniciou corrida para o “salto” da sua vida

iaaf 2011Sergey Bubka, que dominou o salto com vara mundial até ao ano passado, vai candidatar-se ao “salto” da sua vida, isto é, oficializou a entrada na corrida para a presidência da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), seguindo-se ao britânico Sebastian Coe, que foi o primeiro a anunciar a sua candidatura.

Ambos campeões olímpicos e recordistas mundiais, por certo que são duas figuras de proa do atletismo e do desporto mundial, acrescentando-se que ambos são vice-presidentes da própria IAAF.

Em termos de organização global, Coe (58 anos) parece estar na dianteira, depois do êxito alcançado na liderança da equipa que fez brilhar Londres quando dos Jogos Olímpicos de 2014, o que aumenta a qualidade do seu CV em relação a um Bubka (51 anos) de que se conhece pouco como dirigente de alta patente.

Com este anúncio de Bubka, estão dados os primeiros passos para uma corrida que deve ser bem “conduzida” a bem da modalidade, a rainha de cada Olimpíada, sem “intrusão” de questões políticas (mas que poderão surgir quando mais perto do acto eleitoral) de variada ordem que acabam por ter peso significativo em termos de resultados finais.

As actividades desportivas estão cada vez mais associadas ao sistema comercial e, por isso, politizadas, o que pode não abonar qualquer das partes.

Mas vamos aguardar até Agosto deste ano para ver, em Pequim, quem será o sucessor do senegalês Lamine Diack, no poder desde 1999.

© 7663 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.