As duplas constituídas por João Pedrosa e Hugo Campos e Gonçalo Sousa e Tomás Sousa, orientados pelo treinador Ricardo Rocha, conquistaram o 5º lugar na Taça das Nações de Praia – como a equipa feminina – onde estão apenas os melhores países do Voleibol de Praia europeu.
Os portugueses ainda somaram 192 pontos para o ranking mundial.
“Demos tudo em campo, mas ficámos pelo 5º lugar. Queríamos ter ido mais longe – sobretudo por vocês – e é por isso que continuamos a trabalhar, dia após dia, para evoluirmos e crescermos”, confessaram os jogadores no final da peleja, com lugar honroso.
Frente à Espanha, os irmãos Gonçalo e Tomás Sousa perderam 0-2 (17-21 e 14-21) com Álvaro Viera/Antonio Saucedo, e João Pedrosa e Hugo Campos não conseguiram levar o confronto para o “Golden Set”, perdendo em três “sets” (22-20, 19-21 e 11-15) frente a Javier e Alejandro Huerta.
Na sexta-feira, no quadro feminino, as duplas portuguesas disputaram os quartos de final com a equipa dos Países Baixos e foram eliminadas. Gabriela Coelho/Mariana Maia perderam com Mila Konink/Raisa Schoon (10-21, 21-19 e 10-15) e, no último jogo, Emi van Driel e Wies Bekhuis venceram (21-11 e 21-8) Vanessa Paquete e Raquel Lacerda.